top of page

ROTEIRO DE ORAÇÃO DO EMPREENDEDOR


Tópicos deste artigo:

· Rezar não é perder tempo, é qualificar nosso tempo!

· Rezar a rotina, rezar com a rotina e rezar apesar da rotina

· Saborear o agir de Deus no trabalho

· Outros passos a serem dados

O corre-corre da vida muitas vezes deixa o empreendedor disperso. Agita-se, cansa-se e desanima porque parece uma ave que não tem um ninho a regressar, não tem onde (re)pousar. Por isso, esse pequeno roteiro de oração que proponho a vocês é simplesmente uma sugestão de como organizar a oração diária, o que rezar e como saborear o agir de Deus em nossa vida.

Assim, como o mínimo de respiração é um grande indicador de que estamos vivos, um mínimo de oração nos abre à esperança. Melhor ainda quando respiramos tranquilamente, sentindo o frescor do ar que nos rodeia. Mais ainda será quando nossa oração superar a necessidade e se tornar a alegria do nosso dia!

Rezar não é perder tempo, é qualificar nosso tempo!

O salmista tinha uma certeza: é inútil o cansaço sem a amizade com Deus; pouco serve o esforço se o homem não é por Deus abençoado:

Se Iahweh não constrói a casa, em vão labutam os construtores;

Se Iahweh não guarda a cidade, em vão vigiam os guardas.

É inútil que madrugueis, e que atraseis o vosso deitar

para comer o pão com duros trabalhos:

ao seu amado ele o dá enquanto dorme! (Sl 127,1-2)

Desse modo, um primeiro pensamento que compartilho com vocês é exatamente esse: cada minuto de oração reorganiza nossas forças, eleva nossos propósitos e nos abre os olhos às coisas que não podem ser vistas facilmente. A criatividade nas dificuldades, a alegria nos dissabores e o entusiasmo nos recomeços são frutos maduros da oração.

A sua oração é certamente o momento mais importante do seu dia e talvez, com o tempo, você sentirá o desejo de dividir em momentos mais frequentes a sua oração dentro da sua rotina de trabalho.

Uma pequena vela sendo acesa na escuridão
Uma pequena vela sendo acesa na escuridão

Rezar a rotina, rezar com a rotina e rezar apesar da rotina

Se você me perguntar, “padre, o que digo na minha oração?” Apresenta a Jesus seus sonhos e sempre diga: “Se tudo isso me ajudar a crescer na fé, na esperança e na caridade, me abençoa para que alcance, e se não for me ajudar, afasta de mim esse mau desejo!”

O começo do seu dia de trabalho deve ser oferecido a Deus, as alegrias e dificuldades no trabalho devem ser oferecidas a Deus, a vida daqueles com quem você trabalha deve ser oferecida a Deus, o fim do seu dia de trabalho deve ser oferecido a Deus.

· Reza sua rotina, conta ao Senhor o que acontece todos os dias, e pede a Ele sabedoria para ir além das aparências.

· Reza com a sua rotina, eleva seu pensamento a Deus antes, durante e depois de conversar com um cliente. Reza enquanto trabalha e assim o seu trabalho se torna uma oração constante.

· Quando sua rotina quiser tirar de você a chance de rezar, reza apesar dela. Não deixe ela ter um apelo maior em sua vida do que o amor de Cristo. Quando vierem as contrariedades e parecer que a oração é inútil, pensa que isso pode ser uma tentação: não cabe a você transformar pedra em pão, mas viva da Palavra do Senhor.

Vale a pena ter um evangelho do seu lado e folheá-lo nos momentos que sentir necessidade.

Saborear o agir de Deus no trabalho

Esse ponto é consequência dos anteriores. À medida que rezar não é apenas uma necessidade, mas também um encontro de alegria, peça a graça de saborear sua ação em seus trabalhos.

· Lembra as lutas e conquistas, oferece o sucesso e o fracasso e consagra a Ele suas decisões!

· Tenha alguma frase bíblica para puxar você da inquietação, professe a fé ou peça a Virgem Maria a graça da confiança de que “o Poderoso faz em nós maravilhas.”

Tantas vezes que precisar, repita essa antiga oração a São José, esposo de Maria:

Lembrai-vos, oh! Puríssimo esposo da Virgem Maria,

que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado vossa proteção,

implorado vosso socorro e não fosse por vós atendido.

Com esta confiança, venho à vossa presença;

a vós com fervor me recomendo.

Não desprezeis as minhas súplicas, pai adotivo do Redentor,

mas dignai-vos de acolhê-las piedosamente.

Outros passos a serem dados

Nestes últimos dias, conseguiu fazer sua revisão de vida para se manter focado no compromisso de autoavaliação e aperfeiçoamento semanal? Caso não tenha baixado ainda seu roteiro mensal, visite a página do nosso CAAS Empreendedores e faça o download gratuito do roteiro.

Se você perdeu o encontro de quinta-feira no YouTube, você pode assistir agora: EMPREENDEDOR, CORAGEM! O SENHOR TE CHAMA! Lembre-se que todas as quintas-feiras, às 22h temos um encontro no meu canal para empreendedores.

Caso você tenha interesse em fazer um CURSO BÍBLICO ONLINE para facilitar a meditação da Palavra de Deus, estou oferecendo um curso exatamente para isso. Ele acontecerá todas as segundas-feiras, das 20:30 às 21:30. Inicia segunda-feira que vem (17 de agosto) e durará apenas 10 encontros. Caso queira um desconto na inscrição, ao se cadastrar no site você imediatamente recebe um cupom de desconto. Veja toda a proposta desse curso online.

Estou às ordens! Contem comigo no que precisarem e sempre podem me mandar um zap 11971844380. A resposta vem conforme a disponibilidade. Quanto mais curta, simples e direta a mensagem, melhor!

Deus o abençoe!

Padre Cleiton Silva

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page