CUIDAR DOS PAIS IDOSOS: ALGUNS CONSELHOS ESSENCIAIS

Atualizado: 20 de Jun de 2020

Chegou sua vez de cuidar daqueles que cuidaram de você? É certamente um momento difícil quando percebemos que devemos cuidar dos nossos pais de um modo mais direto. Amar é cuidar. E cuidamos deles ao longo da nossa vida, assim como eles sempre cuidam de nós. Mas cuidar agora não é apenas amar e estar por perto, prestar-lhes assistência. Cuidar agora exige muito mais. Não fomos preparados para isto, não é mesmo?

Participe da palestra

CUIDAR DOS PAIS

EQUILIBRAR RESPONSABILIDADES - INTERPRETAR NECESSIDADES

online e gratuita

03/07, das 17-18h

INSCREVA-SE JÁ!


Considerando as muitas perguntas e até mesmo angústia dos filhos que começam a cuidar de seus pais idosos e enfermos, elaborei esses conselhos para ajudar você e tantas outras pessoas em situações semelhantes. Peço que leia com tranquilidade. Não é apenas uma lista, mas um itinerário de valores e ideias que podem ajudar muito a você e outras pessoas.


Parte do meu trabalho tem sido investigar o processo do envelhecimento e como nossa sociedade o enfrenta, como nossa sociedade trata a pessoa idosa. Fruto dessas pesquisas é meu livro ENVELHECIMENTO E SOCIEDADE, também disponível em formato digital.

Esses conselhos foram pensados especialmente para aqueles que convivem com pessoas idosas, mas certamente valem para tantas outras situações.



Interpretar sim, preconceito não. Conviver ou cuidar de uma pessoa idosa exige muita atenção ao modo como interpretamos as coisas. Atenção a estas situações: 1) A pessoa nunca reclama: pode ser que haja medo ou preocupação de evitar dar trabalho; por isso, é necessário saber sempre obs