top of page

COMO MUDAR DE VIDA: OS TESOUROS DO EVANGELHO DE CADA DIA


Querido amigo, tanto eu quanto você queremos renovar nossa fé. Não nos contentamos com uma fé superficial e sabemos que uma fé superficial não serve para nada. Ou nossa fé é verdadeira, ou nada!



Igreja da Transfiguração; monte Tabor, Israel

Quando iniciamos a quaresma na quarta-feira de cinzas, a Igreja nos convida a um período intenso de oração.


A quaresma, tempo de preparação para a páscoa,

é também um chamado a aprofundar o sentido do nosso batismo

e de toda nossa caminhada de fé.


Desde o começo da Igreja, a quaresma sempre foi um momento catecumenal, isto é, sempre foi um itinerário em que são dados passos à fé.


Assim, cada semana da quaresma pode ser vivida intensamente graças à riqueza das leituras que fazemos, especialmente do Evangelho. Neste roteiro, destacamos apenas as passagens do Evangelho que irão nos acompanhar.


Cada semana da quaresma é um passo à fé


Vamos nos concentrar da 1ª à 5ª semana; Domingo de Ramos e toda semana santa serão considerados em outro momento. Em cada semana da quaresma, encontramos esses passos:

  • 1ª Semana: superar as tentações e as distorções da fé (As tentações; Mt 4, 1-11)

  • 2ª Semana: escutar o Filho, escutar o Pai (A transfiguração; Mt 17, 1-9)

  • 3ª Semana: caminhar para a fé (A Samaritana; Jo 4, 5-42)

  • 4ª Semana: superar a cegueira, vencer as resistências à fé (O cego de nascença; Jo 9, 1-41)

  • 5ª Semana: crer para viver (A ressurreição de Lázaro; Jo 11, 1-45)


Superar as tentações e as distorções da fé: uma semana intensa de revisão de vida

Na primeira semana, temos a oportunidade de mexer no comodismo de nossa fé. É realmente uma semana intensa. As tentações que Jesus enfrentou simbolizam todas as tentações que enfrentamos no dia a dia.


Durante essa primeira semana da quaresma, somos chamados a conhecer as tentações que são verdadeiras distorções da fé.


No domingo, as tentações evidenciam todas as ilusões que o homem precisa superar: não é Deus que transforma pedra em pão, será o homem que deverá aprender a repartir o pão para saciar a fome; sobre o Templo, o homem deve aprender a apoiar-se em Deus e não colocá-lo à prova; e digno de adoração é somente Deus, não os bens e as riquezas. O pão, a segurança e os bens são dons preciosos, mas o modo como Deus os administra pode colocar em perigo sua própria fé.


Nos dias da semana os evangelhos nos levam a compreender a extensão de todas essas distorções:

  • Segunda-feira: quando o pobre é ignorado em suas necessidades é o Senhor que é ignorado nele: Tive fome e não me destes de beber... (Mt 25, 31-46)

  • Terça-feira: a oração deve ser simples, fala-se com Deus como se fala com um pai: Quando orardes não useis muitas palavras... (Mt 6, 7-15)

  • Quarta-feira: a disponibilidade para crer é mais importante que os sinais: A rainha do Sul veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria... (Lc 11, 29-32)

  • Quinta-feira: confiar em Deus como se confia no próprio pai: se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos... (Mt 7, 7-12)

  • Sexta-feira: superar a justiça dos fariseus que se contentavam em fazer o mínimo: eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo... (Mt 5, 20-26)

  • Sábado: agir com a generosidade de Deus, não com o impulso de vingança: Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? (Mt 5, 43-48)


Nos próximos dias, seguiremos com este roteiro, apresentando o itinerário de meditação diária do Evangelho. Inscreva-se no site e receba automaticamente as atualizações. Lembre-se de compartilhar enviando aos seus irmãos de fé. Somos responsáveis por ajudar nossos irmãos em sua caminhada de fé.




Na quaresma, fazer uma revisão de vida!

Para você que está em busca de uma revisão de vida ou está com muita vontade de reorganizar algumas coisas na sua vida, gostaria de lhe apresentar meu livro OUTROS CONSELHOS QUE NÃO ME PEDIRAM.


Todos nós precisamos de conselhos, poucos de nós sabemos pedir...


Este livro é fruto do acompanhamento de muitas pessoas que trazem suas inquietações, seus medos, erros e dúvidas e buscam alguma orientação clara, direta e capaz de ajudar nas decisões do dia a dia. Neste link, você encontra a versão EBOOK/PDF para que você possa ler diretamente em seu celular ou computador. No link, você pode ver com mais detalhes o conteúdo deste livro.


Abençoada quaresma!

Com carinho, Pe. Cleiton Viana da Silva


107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Remédios para a desconfiança conjugal. Algumas sugestões.

Descubra o que fazer para recuperar a confiança no relacionamento. As redes sociais, os noticiários e mesmo a cultura em geral parecem surfar e ganhar notoriedade às custas do sofrimento que decorre d

Feliz Páscoa! Feliz travessia

O que os meus pensamentos recorrentes falam de mim? Por isso, o que descobrirei de mim se ousar ir além dos meus pensamentos recorrentes e hábitos? Quebrar esquemas mentais e comportamentais nos ajuda

bottom of page