top of page

COMO INICIAR A QUARESMA: TRÊS PONTOS FUNDAMENTAIS

Atualizado: 29 de fev. de 2020


Quaresma vai, quaresma vem e muitos se perguntam como podem viver melhor a quaresma, essa grande preparação para a Páscoa do Senhor.


Quem pretende arrumar tudo, não arruma nada...


Você já deve ter feito grandes propósitos na quaresma, ter escolhido vários tipos de penitência, mas antes mesmo que a quaresma avançasse muito, talvez já tenha quebrado alguns propósitos. Não é verdade?



Repito: quem pretende arrumar tudo, não arruma nada! É preciso dar passos pequenos, mas firmes; humildes, mas constantes. A firmeza e a constância são mais amigas da humildade do que imaginamos. E somente a humildade alcança frutos que permanecem.


Por esse motivo, na grande pedagogia da Mãe Igreja, a quaresma é um tempo que se repete todos os anos. Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre e a sagrada liturgia celebra a permanente entrega de Cristo na Cruz, mas possibilita a cada um de nós aprofundar, todos os anos o grande sentido desse mistério. (Recomendo que você assista o vídeo CONHECER AS GRANDES TENTAÇÕES)


A oração, a caridade e a penitência: valores permanentes da vida cristã

A quaresma se sustenta em torno de três grandes pilares: a oração, a caridade (esmola) e a penitência (jejum). Entenda bem: esses são três valores permanentes da vida cristã e mais destacados no tempo da quaresma. Não podem ser esquecidos no restante do ano litúrgico.


Oração: escutar o Pai

A oração é antes de tudo escutar o Senhor que nos fala. No evangelho da quarta-feira de cinzas, Mt 6,1-6.16-18, Jesus insiste que a oração é falar com o Pai, é colocar-se na sua presença sem nem se preocupar com o olhar das outras pessoas: basta que o Pai nos veja, basta que o Pai saiba...


O tempo da quaresma é tempo privilegiado para nos organizar melhor em relação ao nosso tempo de oração, à meditação frequente da Palavra de Deus. É tempo de rezar o terço com mais fervor, conhecendo melhor os mistérios da vida de Jesus. Caso você queira, há uma série de vídeos no Youtube que podem ajudar você a rezar melhor o terço. Clica aqui e confira.


Caridade: hoje e sempre

Costumamos pensar na esmola no tempo da quaresma e esquecemos que durante todo o ano as pessoas padecem inúmeras necessidades. Talvez seja bonito pensar no gesto concreto do final da Campanha da Fraternidade. Mas todos os dias pessoas necessitam de nossos gestos concretos de partilha, de fraternidade e de caridade.

Convém sempre lembrar que em cada paróquia ser dizimista é vivenciar mês após mês o gesto concreto de se preocupar com os que mais precisam. O dízimo é exercício permanente da caridade.


Jejum: exercício de liberdade

O jejum que a quaresma nos apresenta é um chamado à liberdade. O alimento é importante, é essencial à nossa vida. Porém, se até o alimento sabemos colocar em seu lugar, como não será mais fácil colocar Deus acima de tudo? Se por amor a Deus aprendemos a oferecer a Ele nossa penitência, quanto não aprenderemos a carregar nossa cruz por amor a Ele?


O jejum não é a chance de perder peso ou diminuir medidas, é a chance de experimentar com mais profundidade nossa liberdade. Tantas coisas são importantes, mas não são mais importantes que o alimento. Mas se sabemos até mesmo colocar Deus acima da necessidade de pão, então Deus ocupará o primeiro lugar em nossa vida e a iluminará com a sua presença.


Nos próximos textos iremos desenvolver mais temas sobre a Quaresma. O que mais você deseja saber? Deixe seus comentários. Mande sugestões!

Abençoada quaresma para vocês!

Pe. Cleiton Viana da Silva


Sobre o autor: Pe. Cleiton Viana da Silva é sacerdote da Diocese de Mogi das Cruzes em São Paulo, doutor em teologia moral pela Academia Afonsiana (Roma), trabalha com assessoria da animação bíblico-catequética e é autor pela Editora Paulinas.


Conheça seus livros: Confessar (Paulinas, 2019) e Coração inquieto (Paulinas, 2018)



Confessar. O quê? Por quê? Como? Se você tem dúvidas, medos e sempre diz que não sabe se confessar, este livro é indicado para você. Com linguagem simples, direta e esclarecedora, o texto permite que você encontre resposta para todas as suas perguntas sobre confissão. Clicando neste link, você pode ler gratuitamente as primeiras páginas do livro. Clique e confira.






Coração inquieto – zaps a Lucílio, Tibúrcio e Eugênia. Se você é pai ou mãe e se sente perdido na hora de orientar seus filhos porque não sabe o quê dizer ou como dizer... Se você é pai ou mãe e encontra dificuldade em entender a cabeça do seu filho e falar na linguagem dele... Esse livro foi escrito para você mesmo! No formato de conversas de whatsapp, vários assuntos sobre sexualidade, liberdade, conflito com os pais e tantos outros do universo dos jovens são abordados com uma linguagem clara e direta. Texto ideal para pais, educadores e jovens que acompanham outros jovens em sua caminhada cristã. Clicando neste link, você pode ler gratuitamente as primeiras páginas do livro. Clique e confira.

277 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Remédios para a desconfiança conjugal. Algumas sugestões.

Descubra o que fazer para recuperar a confiança no relacionamento. As redes sociais, os noticiários e mesmo a cultura em geral parecem surfar e ganhar notoriedade às custas do sofrimento que decorre d

Feliz Páscoa! Feliz travessia

O que os meus pensamentos recorrentes falam de mim? Por isso, o que descobrirei de mim se ousar ir além dos meus pensamentos recorrentes e hábitos? Quebrar esquemas mentais e comportamentais nos ajuda

bottom of page