COMO INICIAR A QUARESMA: TRÊS PONTOS FUNDAMENTAIS

Atualizado: 29 de Fev de 2020


Quaresma vai, quaresma vem e muitos se perguntam como podem viver melhor a quaresma, essa grande preparação para a Páscoa do Senhor.


Quem pretende arrumar tudo, não arruma nada...


Você já deve ter feito grandes propósitos na quaresma, ter escolhido vários tipos de penitência, mas antes mesmo que a quaresma avançasse muito, talvez já tenha quebrado alguns propósitos. Não é verdade?



Repito: quem pretende arrumar tudo, não arruma nada! É preciso dar passos pequenos, mas firmes; humildes, mas constantes. A firmeza e a constância são mais amigas da humildade do que imaginamos. E somente a humildade alcança frutos que permanecem.


Por esse motivo, na grande pedagogia da Mãe Igreja, a quaresma é um tempo que se repete todos os anos. Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre e a sagrada liturgia celebra a permanente entrega de Cristo na Cruz, mas possibilita a cada um de nós aprofundar, todos os anos o grande sentido desse mistério. (Recomendo que você assista o vídeo CONHECER AS GRANDES TENTAÇÕES)


A oração, a caridade e a penitência: valores permanentes da vida cristã

A quaresma se sustenta em torno de três grandes pilares: a oração, a caridade (esmola) e a penitência (jejum). Entenda bem: esses são três valores permanentes da vida cristã e mais destacados no tempo da quaresma. Não podem ser esquecidos no restante do ano litúrgico.


Oração: escutar o Pai

A oração é antes de tudo escutar o Senhor que nos fala. No evangelho da quarta-feira de cinzas, Mt 6,1-6.16-18, Jesus insiste que a oração é falar com o Pai, é colocar-se na sua presença sem nem se preocupar com o olhar das outras pessoas: basta que o Pai nos veja, basta que o Pai saiba...


O tempo da quaresma é tempo privilegiado para nos organizar melhor em relação ao nosso tempo de oração, à meditação frequente da Palavra de Deus. É tempo de rezar o terço com mais fervor, conhecendo melhor os mistérios da vida de Jesus. Caso você queira, há uma série de vídeos no Youtube que podem ajudar você a rezar melhor o terço. Clica aqui e confira.