Usar agenda é fazer amizade com o tempo


O tempo é seu inimigo, aliado ou amigo?


Últimos dias do ano e é impossível não pensar, sonhar e planejar alguma coisa do próximo ano: mistura de esperança, ansiedade e desejo de estar preparado para as surpresas que sempre aparecem. Quem não passa por isso que atire – para longe de mim – sua pedra!


O instrumento mais potente que permite que metas e datas possam coincidir é a nossa agenda. Agenda impressa, digital ou aquele mural que deixamos à vista em nosso escritório. Se ela for bem usada, a mágica acontece ou pelo menos algo muito perto disso: que nossas metas coincidam com datas que imaginamos. A agenda permite ver o tempo como amigo: ele colabora, se importa e sempre nos ajuda.


A minha primeira agenda eu ganhei entre meus 15 e 16 anos, em um amigo secreto da turma de crisma... século passado para ser mais exato. Mas desde então não sei como viver sem uma agenda. E à medida que aprendi a usar bem esse instrumento pude colher inumeráveis frutos.


A agenda e o ritmo do tempo: os dias e nossas condições nunca são os mesmos

A grande lição que uma agenda nos dá é a noção de que nossos dias nunca serão do mesmo modo, nossas atividades e nossas capacidades nunca serão na mesma intensidade. Ignorar isso pode ser muito perigoso tanto porque aumenta nosso desgaste como também pode aumentar nosso nível de frustração.


Ninguém é maquininha 24h de pensar, fazer ou produzir. Aliás, nada como pensar no mandamento de guardar domingos e festas para ver o seu lado mais humano e divino, não é mesmo?


Equilibrar-se entre curto e longo prazo

Uma pessoa que sabe dialogar com sua agenda dificilmente se perde diante de seus compromissos e metas assumidas. A agenda nos dá a chance de identificar os compromissos que precisam e merecem ser preparados com antecedência sem nos perder em relação aos compromissos mais rotineiros.


De fato, você pode até ser uma boa maquininha de cumprir bem as rotinas do dia a dia, porém, sem olhar o longo prazo em semanas, meses ou semestre você não pode falar que tem estratégia para a realização de seus projetos.


Uma agenda é o melhor ponto de equilíbrio entre cumprir o que deve acontecer hoje e provocar o que se espera para amanhã.


A agenda e a descoberta da prioridade

Em qualquer área da sua vida pessoal ou profissional, as demandas surgirão como um fluxo contínuo e ilimitado. A organização do nosso tempo com uma agenda nos preserva do desespero de atender todas as demandas: você simplesmente não será capaz de abraçar tudo ou se comprometer com tudo. A ag