O tempo é seu inimigo, aliado ou amigo?
Últimos dias do ano e é impossível não pensar, sonhar e planejar alguma coisa do próximo ano: mistura de esperança, ansiedade e desejo de estar preparado para as surpresas que sempre aparecem. Quem não passa por isso que atire – para longe de mim – sua pedra!
O instrumento mais potente que permite que metas e datas possam coincidir é a nossa agenda. Agenda impressa, digital ou aquele mural que deixamos à vista em nosso escritório. Se ela for bem usada, a mágica acontece ou pelo menos algo muito perto disso: que nossas metas coincidam com datas que imaginamos. A agenda permite ver o tempo como amigo: ele colabora, se importa e sempre nos ajuda.
A minha primeira agenda eu ganhei entre meus 15 e 16 anos, em um amigo secreto da turma de crisma... século passado para ser mais exato. Mas desde então não sei como viver sem uma agenda. E à medida que aprendi a usar bem esse instrumento pude colher inumeráveis frutos.
A agenda e o ritmo do tempo: os dias e nossas condições nunca são os mesmos
A grande lição que uma agenda nos dá é a noção de que nossos dias nunca serão do mesmo modo, nossas atividades e nossas capacidades nunca serão na mesma intensidade. Ignorar isso pode ser muito perigoso tanto porque aumenta nosso desgaste como também pode aumentar nosso nível de frustração.
Ninguém é maquininha 24h de pensar, fazer ou produzir. Aliás, nada como pensar no mandamento de guardar domingos e festas para ver o seu lado mais humano e divino, não é mesmo?
Equilibrar-se entre curto e longo prazo
Uma pessoa que sabe dialogar com sua agenda dificilmente se perde diante de seus compromissos e metas assumidas. A agenda nos dá a chance de identificar os compromissos que precisam e merecem ser preparados com antecedência sem nos perder em relação aos compromissos mais rotineiros.
De fato, você pode até ser uma boa maquininha de cumprir bem as rotinas do dia a dia, porém, sem olhar o longo prazo em semanas, meses ou semestre você não pode falar que tem estratégia para a realização de seus projetos.
Uma agenda é o melhor ponto de equilíbrio entre cumprir o que deve acontecer hoje e provocar o que se espera para amanhã.
A agenda e a descoberta da prioridade
Em qualquer área da sua vida pessoal ou profissional, as demandas surgirão como um fluxo contínuo e ilimitado. A organização do nosso tempo com uma agenda nos preserva do desespero de atender todas as demandas: você simplesmente não será capaz de abraçar tudo ou se comprometer com tudo. A agenda nos ensina isso. Nem tudo cabe em nossa rotina. Nem tudo pode demandar o mesmo investimento do nosso tempo.
Quem não cuida das coisas importantes e não sabe zelar pelas suas prioridades sempre termina sufocado pelas urgências da última hora. As urgências sempre vão aparecer, mas grande parte delas são apenas o subproduto da falta de priorizar o importante.
E a agenda deve ser organizada em torno das nossas prioridades pessoais, familiares e profissionais. E não se esqueça das prioridades espirituais. Ou melhor, quando colocamos cada coisa em seu lugar, e isso é o maior auxílio de uma agenda, dificilmente nossa vida sai dos eixos e quando isso acontece também é mais fácil identificar a rota de retorno.
Quais suas prioridades para 2021?
E você, querido irmão e irmã empreendedores, quais serão suas prioridades, suas metas e projetos para 2021? Já estão organizando sua agenda para o próximo ano? Coloquem nos comentários aqui no blog e vamos trocar ideias sobre isso.
Recomendo a leitura do capítulo ORGANIZE-SE PORQUE O MUNDO NÃO É UM PALCO NEM SUA VIDA É UM ENSAIO (Organização: fazer da vida uma obra de arte; organize seu tempo; organize seu espaço; organize sua vida interior) no meu livro EMPREENDA COM FÉ – CHAVE ESPIRITUAL PARA EMPREENDEDORES. Encomende seu livro clicando aqui.
Comments