top of page

A espiritualidade do empreendedor é um oásis

Em meio às agitações da jornada empreendedora, a espiritualidade do empreendedor surge como um oásis no deserto. Olhar para dentro de si, avaliar seu modo de pensar e agir, equilibrar as demandas do dia a dia e a construção dos sonhos e, finalmente, colocar-se por inteiro diante de Deus são essenciais para não entrar em desespero quando o caos parece nos rondar.

A espiritualidade é sempre um oásis nesse deserto. Se o empreendedor não souber alimentar sua espiritualidade, terminará vendo desnutrida sua vocação e capacidade de superar as dificuldades.


Como fortalecer a espiritualidade do empreendedor?

Se entendermos a espiritualidade como um relacionamento de amor e amizade, no caso com o Senhor Jesus, a resposta fica mais simples. Assim como você alimenta seus relacionamentos, você alimentará e fortalecerá sua espiritualidade com gestos simples:

· Pensar em Deus tanto quanto for possível: ao acordar ou antes de dormir, dedicar alguns minutos a louvar e agradecer por essa amizade entre você e o Senhor Jesus;

· Recordar momentos importantes em que se sentiu na presença Dele: lembrar-se da última missa em que participou, da Palavra que mais lhe tocou ou simplesmente de uma música que fala Dele;

· Visitá-lo, mesmo que rapidamente: ao passar por uma Igreja entrar e ir à capela do Santíssimo Sacramento será sempre uma ocasião simples e fecunda de fortalecimento da sua amizade com Ele e trará efeitos inenarráveis!


A perseverança é mais importante que a intensidade

Não se preocupe em fazer as coisas com intensidade como se o excesso fosse sinal de virtude. Não se iluda com os excessos! É melhor começar com poucos minutos e momentos rápidos de elevação do espírito do que tentar fazer muito, perder a direção cansando-se e abandonar os bons propósitos.

Reze com constância, peça a Deus o dom da perseverança na vivência da fé e deixe que Deus use o tempo como instrumento das grandes transformações na sua vida.


Bem-vindos ao blog!


Se é sua primeira vez aqui, deixa eu me apresentar, por favor! Sou Padre Cleiton Silva e promovo a Pastoral do Empreendedor. Sim! Há uma pastoral que acompanha você querido/a empreendedor/a. Há um caminho espiritual para que seu trabalho seja também seu modo de louvar a Deus e buscar a santidade.


Sou pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo em Mogi das Cruzes/SP, professor de teologia moral entre outras atividades. Sou formado em filosofia e teologia, sou doutor em teologia moral pela Academia Afonsiana/Roma e especialista em marketing e mídias digitais pela FGV.


Sou autor de vários livros e um deles pode interessar bastante a você: EMPREENDA COM FÉ – CHAVE ESPIRITUAL PARA EMPREENDEDORES. Ele está publicado em forma física/impressa ou digital. Se desejar saber mais sobre o livro, veja estes links.


Link para visitar a página do livro físico/impresso: clique aqui.

Link para visitar a página do livro digital: clique aqui.

Acesse também o site do livro EMPREENDA COM FÉ e veja outros subsídios para o empreendedor: clique aqui.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page