Seu relacionamento perdeu o bom sabor? 3 temperos essenciais

Conteúdo deste artigo:


  • Primeiro as perguntas. Se quiser, continue a leitura para entender melhor

  • O que sustenta um relacionamento?

  • Eros, filia e ágape: os três temperos essenciais

  • O equilíbrio entre eros, filia e ágape

  • Curso sobre sexualidade e educação dos filhos

Se o seu relacionamento está por um fio, ou vem se desgastando dia após dia ou mesmo que esteja indo muito bem, seria importante você conhecer alguns pontos essenciais de qualquer relacionamento: eles são como tempero, dão sabor melhor às coisas. Se você conhece como “as coisas” funcionam, como não tentar entender como as pessoas se comportam e constroem seus relacionamentos?!


Há casamentos que viraram simplesmente uma sociedade, o brilho do amor tem se apagado. Há namorados que parecem competir entre si para ver quem será mais sucedido. Há pais e filhos que simplesmente convivem em modo de parasitas... Descrições talvez exageradas, mas não raras de se encontrar.


Primeiro as perguntas. Se quiser, continue a leitura para entender melhor

Se vocês não equilibrarem o que cada um responde a essas perguntas, o relacionamento morre aos poucos.

  • O que espero nesse relacionamento? O que busco? (De você para mim!)

  • O que faremos juntos? O que construiremos juntos? (Nós!)

  • O que eu ofereço? O que eu tenho sacrificado? (De mim para você!)


O que sustenta um relacionamento?

Você já deve ter experimentado situações em que a convivência com certa pessoa não é tão agradável, mas você ainda insiste. Você percebe que em algumas coisas você gosta, mas em outras você simplesmente não se sente satisfeito. Por que insiste? Esperança? Falta de opção? Acredita na sua capacidade de mudar o outro?


Tenha cuidado se uma das alternativas anteriores você concordou sem pensar muito porque você pode confundir ilusão com esperança. Acha não ter opção porque estreitou demais seus horizontes. E sobre acreditar que pode mudar os outros... bom, isso merece um outro artigo, um livro ou um filme...


Há três palavras que mostram os elementos essenciais de todo relacionamento. São três palavras gregas que isoladas podem ser mal compreendidas e gerar catástrofes nos relacionamentos. Se elas estiverem juntas, unidas, coordenadas e integradas, então o relacionamento poderá se desenvolver bem.