top of page

QUAL O TAMANHO DOS SEUS PROBLEMAS? SEM MEDIDAS, NÃO HÁ SAÍDAS

Atualizado: 30 de jul. de 2020


Um problema é sempre um incômodo. É verdade que uma vida sem problemas seria um grande problema também, mas algumas dificuldades simplesmente deixam a gente transtornado, sem rumo, sem saber o que fazer exatamente.

Há dois perigos: a negligência e o catastrofismo.

O primeiro é deixar como está para ver como vai ficar. O nome disso é negligência e pode trazer sérias consequências. O barulho no carro pode sinalizar algo simples ou grave; o modo diferente com que alguém está tratando você pode ser algo simples ou grave; aquele incômodo no seu corpo que você tem sentido pode ser algo simples ou grave.


Não se pode ficar na dúvida, o preço pode ser alto!

Se você age antes de as coisas se complicarem, haverá certamente uma grande economia financeira, emocional e de saúde certamente. Quanto mais deixar para depois, mais podem diminuir suas chances de superar o problema.

O segundo perigo é o catastrofismo que é aquele pânico de achar que não tem jeito, não há solução e o melhor é chutar o balde. Uma discussão grave no serviço e você imagina que é melhor procurar outro lugar para trabalhar ou jogar no ventilador todas as suas insatisfações; uma mal-entendido em família e você acha melhor romper os relacionamentos e por aí vai.

Porém, nem sempre o problema é uma catástrofe, nem sempre é o fim das coisas. E o tempo vai passar e você vai ficar de mãos vazias porque jogou tudo paro o alto.

Como fazer?

Perceba que a questão mais importante não é como devemos enfrentar as coisas, mas se sabemos de fato qual seja o tamanho do nosso problema e o quanto as coisas realmente dependem de nós mesmos.



Para um só problema, pode haver mais soluções do que conseguimos imaginar.

Como diria o grande homem dos negócios, Peter Drucker, o que não podemos medir não podemos gerenciar. Se o médico não sabe o grau da infecção do enfermo, não consegue indicar a dose correta do remédio. Se o engenheiro não verifica a profundidade de uma rachadura e o que ela afeta na estrutura do prédio, não poderá indicar com exatidão o que deve ser feito.


Se há medidas, há saídas

Para enfrentar os problemas devemos aprender a conhecê-los, "medi-los" de algum modo e estabelecer estratégias adequadas para superá-los completamente ou administrá-los até que o tempo nos permita vencê-los.

Ter habilidade para identificar a extensão dos nossos problemas, dos mais simples aos mais graves faz toda a diferença em nossa vida. Por isso, convido você a conhecer a minha palestra PROBLEMINHA OU PROBLEMÃO? GERENCIAR CONFLITOS PARA ENCONTRAR SOLUÇÕES que acontecerá por videoconferência dia 16 de julho, às 20h.


Do conforto da sua casa, acompanhado pela sua família vocês poderão se beneficiar de um bate papo que lançará luzes nas dificuldades do dia a dia. Confira mais detalhes na página da palestra.

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dízimo e o amor a Deus: as prioridades do coração

Quando o dízimo não cabe no bolso é porque o coração já está cheio de outras prioridades. É muito comum que as pessoas pensem no dízimo como um “compromisso com a Igreja” no sentido de ser um compleme

bottom of page