top of page

ORGANIZE-SE PORQUE O MUNDO NÃO É UM PALCO NEM SUA VIDA É UM ENSAIO

Atualizado: 30 de jul. de 2020

Ideias claras, vida resolvida. Sentimentos organizados, vida tranquila. Espaço e tempo sob controle, vida sem atropelos. Sempre repetirei isso e talvez quando eu morrer alguns colocarão em minha lápide: “Se até o crime é organizado, como não organizaremos nossa vida!” Frase que sempre repito...

É óbvio que ninguém consegue ter controle sobre todas as coisas da sua vida. Podemos nos enganar, iludir. Seremos interrompidos em nossas atividades, convivemos com outras pessoas que modificam nossa organização do espaço e viver é sempre um risco de desorganizar-se mesmo.

Porém, nossa vida é única. Irrepetível. E precisamos tomar consciência disso. A frase de Shakespeare “The world is a stage.” (A vida é um palco) tem seu valor em várias situações, mas gostaria de chamar a atenção que não estamos ensaiando nossa vida. É apresentação única! Isso é um desafio, mas também uma maravilha. Nenhuma obra prima é feita em série. É sempre única. A sua vida é uma obra que deve ser de altíssimo valor.

Organização: fazer da vida uma obra prima

Organizar é algo tão interno à nossa existência que tudo que chamamos de ruim é desorganização: um conflito de convivência é desorganização das relações, um conflito pessoal é desorganização da consciência entre o que vive e o que idealiza, um conflito no corpo – a dor – é desorganização do funcionamento do nosso corpo... Nossos males são a desorganização.

Como podemos nos organizar melhor? Proponho três exercícios:

Organize seu tempo

Concordo que sua vida é corrida e passamos mais tempo cuidando dos outros do que de nós mesmos, mas devemos aprender a organizar melhor nosso tempo. Na hora que você estabeleceu levantar-se, levante-se! Não espere. Cuidado com os ladrões do tempo: uso indevido do celular, ficar pensando na morte da bezerra ou refugiando-se no passado ou no futuro.

Viva o agora, faça o que deve ser feito AGORA e deixe as outras coisas para depois. Se você não planeja o que deve ser feito, vai ficar se perdendo na sua agenda. Comece agendando duas ou três coisas que você deseja fazer e com o mínimo de tempo que você dispõe. Nossos recursos são sempre menores do que nossas necessidades e projetos, mas use bem os poucos recursos que dispõe. Racionalize seu tempo!

Organizar seu espaço

Espaço organizado não é transformar sua casa ou mesa de trabalho naqueles mostruários de loja, não é disso que falo. No lugar de trabalho e em nossa casa sempre haverá coisas fora do lugar, mas cuidado para não perder o controle. Siga o conselho da sua mãe: quando for preparar um bolo, prepare ANTES todos os ingredientes o mais próximo de você.

Organizar o espaço é deixar perto o que usa mais, e deixar longe ou guardado o que se usa pouco. Organizar não é esconder, organizar é facilitar que eu trabalhe sem precisar sair para buscar as coisas. Olhe seu ambiente de trabalho e se pergunte se ele está facilitando ou dificultando suas atividades e aproveite o tempo que você está organizando melhor para colocar as coisas no lugar certo.

Organize sua vida interior

Por último, mas certamente o mais importante! Entenda: não é tudo que pensamos que está certo, aprenda a valorizar seus pensamentos, mas também saiba duvidar deles e discutir com eles. Não é tudo que se passa na cabeça da gente que tem sentido: temos impressões equivocadas das pessoas, temos preconceitos, ideias fixas, etc... Aprenda a deixar seus pensamentos no lugar deles.

Mesma coisa com os sentimentos e as emoções: aprenda a se perguntar por que está se sentindo assim ou assado, conheça-se a si mesmo observando os momentos em que seu humor se modifica, se tem a ver com o que está acontecendo ou não para não descontar em quem não merece. Perdoe-se e perdoe. Ninguém é perfeito, nem você. Por que amarrar-se tanto aos erros dos outros ou próprios? Vida que segue, se vida for reorganizada...




Acima de tudo, cuide da sua fé, da sua espiritualidade. Em que você acredita? O que sua fé te ajuda a melhorar seu dia a dia? Conheça mais a sua fé, aprofunde-se mais em sua espiritualidade.

Organizar e organizar-se são atitudes fundamentais. Não estamos ensaiando viver, já estamos vivendo e que possamos viver com mais plenitude, com mais alegria e com mais organização.

119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Remédios para a desconfiança conjugal. Algumas sugestões.

Descubra o que fazer para recuperar a confiança no relacionamento. As redes sociais, os noticiários e mesmo a cultura em geral parecem surfar e ganhar notoriedade às custas do sofrimento que decorre d

Dízimo e o amor a Deus: as prioridades do coração

Quando o dízimo não cabe no bolso é porque o coração já está cheio de outras prioridades. É muito comum que as pessoas pensem no dízimo como um “compromisso com a Igreja” no sentido de ser um compleme

bottom of page