A jornada do pequeno empreendedor não é uma coisa fácil. Além de frequentemente estar sobrecarregado com inúmeras tarefas por não ter com quem dividir, é ainda bombardeado por informações e indicações que exigem tempo, recurso que frequentemente lhe falta. Muitas vezes ainda olha para seus concorrentes e parece que não dispõe das mesmas condições para competir. É tanta coisa que acaba se resignando a apenas tocar o dia a dia.
A importância da estratégia
Mas se o empreendedor não tiver um pensamento estratégico sua vida fica ainda mais difícil. Estratégia não é apenas para as grandes empresas, ela é importante para qualquer ser vivo que queira sobreviver.
E para o pequeno empreendedor estratégia não é um luxo, é também uma necessidade. Em tudo na vida precisamos de uma direção e de um mapa. Se você sabe em que situação você está, se você conhece seus pontos fortes e fracos, será mais fácil tomar as decisões quando aparecerem mudanças no cenário.
Mais do que isso, sem mapear a sua situação, como você vai diferenciar uma ameaça de uma oportunidade?
Ferramenta SWOT: conhecer e prever
Por causa disso, há uma ferramenta muito simples, ainda que muito benéfica para que você conheça em que situação está e quais “opções” você pode ter em termos de ameaças ou oportunidades. Essa ferramenta se chama SWOT porque é composta por palavras em inglês.
As duas primeiras letras ajudam você a conhecer o ambiente interno do seu trabalho (Strengths = forças, weaknesses = fraquezas). Quais são seus recursos e seus limites? Com o que você pode contar hoje e com o que não pode? Em que ponto você está? Mas por favor: anote! Deixe visível para você esses pontos...
As duas últimas letras (opportunities = oportunidades, threats = ameaças) ajudam você a ficar de olho no ambiente externo dando condições de intuir se as coisas que aparecem podem ajudar ou atrapalhar seu negócio.
Mas além de diagnosticar, de dar a você um retrato da sua situação e das coisas que possam aparecer, você pode, a partir daí pensar em estratégias fazendo algumas perguntas:
Como posso consolidar minhas forças?
Como é possível garantir que essas forças sejam permanentes?
Como e em quanto tempo posso superar essas fraquezas, desenvolver novas habilidades?
Se essas oportunidades estão diante de mim, qual o impacto das minhas forças e fraquezas diante delas?
Qual o impacto das minhas forças e fraquezas diante das ameaças que possam se concretizar?
E o meu concorrente?
Assim como você consegue se conhecer melhor e planejar seu movimento conforme surgirem oportunidades ou ameaças, essa mesma ferramenta também pode ajudar você a conhecer melhor os pontos fortes e fracos do seu concorrente.
E o melhor:
Será que as fraquezas dele não são para você uma oportunidade?
Quais os pontos fortes dele que podem ajudar você a crescer?
Quais ameaças estão no horizonte dele que você conseguiria enfrentar? Ou, o quanto elas também podem impactar seu trabalho?
E as oportunidades do seu concorrente? Seriam para você também uma oportunidade? Um risco, uma ameaça?
SWOT e vida espiritual
Já pensou na importância da ferramenta SWOT fazer parte da sua vida de oração? Pense na importância de você rezar e colocar diante de Deus suas forças e fraquezas e nele confiar suas oportunidades e ameaças.
A espiritualidade deve abraçar todos os elementos da sua jornada empreendedora e por causa disso convido você a baixar gratuitamente um encarte ROTEIRO DE ORAÇÃO PARA O EMPREENDEDOR.
Entre tantas coisas que você vai encontrar nele, uma delas é colocar sua ferramenta SWOT no contexto da sua oração. Conforme o encarte, você deve periodicamente analisar e revisar suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, sempre consagrando seu trabalho a Deus.
Quem comprar a edição física do livro EMPREENDA COM FÉ – CHAVE ESPIRITUAL PARA EMPREENDEDORES irá receber o encarte, quem comprar a edição digital já disponível na Amazon poderá baixar gratuitamente o encarte. Aliás, não perca a palestra de lançamento dia 22 de outubro, às 20:30 no meu canal no YouTube.
Aproveite e já comece a rezar com esse roteiro. Saiba colocar suas forças, fraquezas, oportunidade e ameaças nas mãos de Deus.
Deus o abençoe!
Comments