top of page

O EMPREENDEDOR E O APERFEIÇOAMENTO DA INTELIGÊNCIA


A imagem destaca uma cabeça em forma de estante com vários livros, indicando o conjunto de informações que desejamos conservar conosco. Diante dos olhos dessa cabeça, aparecem as imagens do selecionar ou ter foco, a peneira sobre a verificação das informações e o bloco de anotações com a caneta sobre o registrar.
O empreendedor e o aperfeiçoamento da inteligência

Se você teve coragem de clicar num título desses, certamente tem interesse em não apenas apertar botões para realizar uma tarefa, mas gosta de compreender melhor o mundo ao seu redor.


E se você é empreendedor, sabe que percepção, intuição e tomada de decisões dependem muito do aperfeiçoamento da nossa inteligência. E como podemos aperfeiçoar nossa inteligência: cuidando das informações que recebemos, filtrando os textos e mensagens, registrando as ideias que valem a pena conservar.


Você já parou para pensar quantas mensagens, informações e conteúdo você recebe diariamente? O tempo todo somos expostos a um número quase infinito de informações. E elas servem para quê? Muitas se tornam lixo porque ignoramos ou esquecemos, outras ficam distorcidas porque já as recebemos encaixando-as em nossos esquemas mentais e poucas realmente fazem efeito em nós, enriquecendo nosso modo de ver o mundo e pensar.

O que fazer com tantas informações?

A importância do foco: seja seletivo!

A coisa mais importante é você ter clareza sobre o tipo de informação você realmente precisa. Por exemplo, nesta fase da sua vida, o que você deseja melhorar? Qual habilidade deseja fortalecer? Que tipo de curiosidades, dúvidas ou conflitos você pretende enfrentar? Em relação ao seu projeto de trabalho, ao mercado que você atua ou o cenário de negócios, quais suas necessidades de entender mais?


Se você tiver isso claro, já dará um grande passo: há informações que não te interessam! Lembre-se disso sempre e não vai correr o risco de correr daqui para lá à toa.

Foca naquilo que interessa a você. Isso significa ser seletivo: concentrar-se nos seus problemas, naquilo que você precisa conhecer e deixar de lado os textos com títulos legais, mas que de cara não fazem parte das suas necessidades. Coisa aleatória deixa para a folga, para as férias ou quando precisa de novos insights, mas sobre isso falaremos em breve...

A importância de apedrejar as informações: saiba peneirar!

Não é porque você leu na internet que a informação é verdadeira. Sabia disso? Não é porque você viu na revista ou leu no livro que está tudo ok. O crescimento na vida intelectual exige sair da ingenuidade. Isso não é arrogância, mas é uma atitude de proteção da própria inteligência.


Veja: você não coloca qualquer produto no seu carrinho. Antes, você olha se é o produto que você quer, se é compatível com seu orçamento, se está na validade... Se com os produtos perecíveis você tem tanto cuidado, como não vai ter mais cuidado ainda com as ideias que muitas vezes depois de se instalarem em nossa cabeça não se desinstalam com facilidade?


Ao ler um texto, duvide, use filtros de proteção: quem escreveu isso? Qual sua experiência? Qual sua formação? Quais seus interesses? Essas ideias realmente fazem sentido para mim? Qual é a linha de raciocínio desse texto?


Fazer essas perguntas pode parecer um esforço grande, mas é importantíssimo para construir conhecimento sólido e verdadeiro. Por isso, não dá para ler tudo, não dá para receber qualquer informação. Mas quando você exercitar isso, vai perceber como os olhos se abrem, os ouvidos ficam mais treinados e principalmente as melhores ideias aparecem.

Já encomendou seu livro EMPREENDA COM FÉ - CHAVE ESPIRITUAL PARA EMPREENDEDORES? Até o dia 12 de outubro ele estará com o preço de lançamento: apenas R$ 23. Deseja encomendar o seu agora? Sim, vou encomendar agora!


A importância de ler, anotar e resumir: saiba registrar!

Certamente muitos trazem péssimas lembranças dos trabalhos de escola sobre ler livros e resumir, mas infelizmente, o que você não registra você perde... O registro pode ser uma anotação, pode ser um desenho, uma imagem ou falar em voz alta uma ideia nova ou importante. E saiba: registrar não é copiar. Você não precisa copiar tudo, pelo contrário, quanto mais simples, breve e organizada for sua anotação, mais fácil será você se recordar.


Registrar é como lembrar onde estão as coisas. Por exemplo, onde fica a Igreja Matriz da sua cidade? Um registro básico: fica no centro. Um registro um pouco mais detalhado: fica no centro ao lado da antiga loja tal. Um registro mais exato: fica na rua tal e número tal.


Porém, e presta atenção nisso: o registro mais detalhado não faz muita diferença em relação ao registro básico. Tudo depende do seu FOCO!


Para qualquer pessoa que queira voltar a um tema para ler novamente, é igual dar a localização geral da Igreja Matriz. Ou, quando você precisa confrontar uma ideia com outra, é como dizer que a Igreja Matriz está ao lado, depois, de frente a tal prédio. E o registro exato permite que você encontre alguma informação com mais facilidade, se você realmente precisar.


Agora é sua vez: se você leu até aqui, creio que seja seu interesse, faz parte do seu foco. Por favor, é hora de apedrejar esse texto. O que você achou dele? Concorda com essas ideias? Elas servem para alguma coisa? Fazem sentido?

Deixa seus comentários aí porque comentar também é uma forma de registrar.

111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dízimo e o amor a Deus: as prioridades do coração

Quando o dízimo não cabe no bolso é porque o coração já está cheio de outras prioridades. É muito comum que as pessoas pensem no dízimo como um “compromisso com a Igreja” no sentido de ser um compleme

bottom of page