O EMPREENDEDOR E A PRIMEIRA ORAÇÃO DO DIA


O EMPREENDEDOR E A PRIMEIRA ORAÇÃO DO DIA

Se o empreendedor não aprende a cultivar sua espiritualidade, corre o risco de ter uma vida bastante perturbada.

No meio da noite você acorda e não sabe se foi um barulho externo que provocou seu despertar ou se foi a preocupação com as dívidas, com os fornecedores ou com clientes. Sem espiritualidade os primeiros pensamentos ao acordar podem ser perturbadores e simplesmente tornar improdutivo todo o resto do seu dia.

Espiritualidade é colocar-se na presença de Deus

Cultivar sua espiritualidade não significa entrar num clube religioso, receber uma carteirinha, uniforme e decorar alguns gritos de guerra. Espiritualidade é consciência de estar em comunhão com Deus e nele existir, nele sofrer e nele se alegrar. Vivemos em Deus, mas espiritualidade é saber disso e cuidar disso...


Para nós cristãos, a espiritualidade é ainda conformar nossa vida a Jesus Cristo que sabia se alegrar com a beleza dos lírios do campo (cf. Mt 6,25-34), se comover com a morte de um amigo (cf. Jo 11), mas também sabia suportar as bofetadas e cusparadas de seus algozes. Para Jesus espiritualidade é muito simples: estar no Pai e saber que o Pai está nele (cf. Jo 17).


A importância da primeira oração do dia

Creio que hoje ao acordar você já tenha feito suas orações. Se acordou perturbado pelos problemas, dou um conselho: quanto mais próxima é a primeira oração do seu momento de acordar, aos poucos, mais tranquilos serão seus primeiros pensamentos.


Faça seu corpo, sua mente, seus medos, preocupações e alegrias saberem que sua primeira atitude é sempre consagrar sua vida a Deus. Essa primeira oração do dia não precisa ser longa, pode ser uma frase, a lembrança de um santo de devoção, um compromisso que você tem com Deus. Eu gosto de repetir uma frase a nossa Senhora: Eis que sou todo teu e tudo que é meu te pertence!


Quando conseguimos colocar isso em prática é como se independente dos riscos, perigos e conflitos avisamos a nós mesmos que quem está no comando é Deus e não as circunstâncias que nos envolvem.


Uma oração para colocar do lado da cama, o terço para pelo menos começar assim que acorda ou uma frase para repetir todos os dias. Só isso pelo menos, e pouco a pouco sua jornada empreendedora terá um sabor diferente.


Empreenda com fé e cultive sua vida espiritual

No meu livro Empreenda com fé – chave espiritual para empreendedores você encontra uma oração a são José de são Pio X para consagrar seu dia de trabalho. Essa oração eu recomendo que você faça naquele momento em que vai iniciar sua jornada de trabalho, mas tem um salmo cujas primeiras frases você poderia usar como primeira oração do dia.


Nesse salmo, em apenas dois versículos o salmista chama Deus de seu rochedo, amor, fortaleza, torre forte, libertador, escudo. Imagens muito fortes para iniciarmos bem o nosso dia, não é mesmo? Venha o que vier, Deus é nossa proteção.


Bendito seja Iahweh, o meu rochedo,

que treina minhas mãos para a batalha e meus dedos para a guerra;

meu amor e minha fortaleza, minha torre e meu libertador,

o escudo em que me abrigo e que a mim submete os povos. (Sl 143, 1-2)

Se você ainda não encomendou seu livro Empreenda com fé, faça seu pedido agora mesmo. Deseja conhecer mais detalhes sobre o livro? Apenas clique aqui. E Deus abençoe sua jornada!

CVS LIVROS E CONHECIMENTO (CNPJ 37.107.917/0001-08)

R. Manoel Sanches Grilo, 191, Mogi das Cruzes (Prazos de entrega conforme divulgado em cada produto)