top of page

Exame de consciência para casais

Atualizado: 16 de jul. de 2022


Os pecados estão por aí nas mais variadas e disfarçadas formas. Mesmo assim há aqueles que chegam para a confissão e não sabem dizer se cometeram pecado. Ou apenas confessam generalidades.

Esse roteiro que segue não esgota o exame de consciência que você deve fazer em oração para preparar bem sua confissão, mas poderá ajudar você a identificar melhor as principais ocasiões de pecado que tocam a vida dos esposos.

Deixo a vocês um profundo agradecimento pelo feedback que têm enviado a mim após a leitura do meu livro Os laços entre nós – Dicas para superar as crises no matrimônio (Paulinas Editora, 2021). Pelo Instagram e demais redes sociais tenho recebido comentários lindos e novas perguntas. A vocês leitores e testemunhas de OS LAÇOS entre vocês rsrs dedico esse texto de hoje. No final do artigo, se você desejar, há um link para conhecer esse meu livro e outros também.


Roteiro de exame de consciência para os esposos


Tenho consciência que sou chamado a amar a Deus sobre todas as coisas na minha vocação de esposo ou esposa? Ou trato o meu casamento como se apenas dependesse de nossa vontade e nossos planos? Se tenho a possibilidade de me casar na Igreja, tenho fugido desse ato de fé adiando a recepção de um dos sete sacramentos instituídos por Cristo para minha salvação?


Abuso do nome de Deus para não enfrentar em mim o caminho de conversão que sou chamado(a) a percorrer, apelando ao meu cônjuge para que apenas me aceite “como sou” porque sou sua cruz? Apelo a passagens bíblicas isoladas ou descontextualizadas para legitimar injustiças contra meu cônjuge?


Procuro alimentar meu matrimônio e a vida familiar com os auxílios da eucaristia semanal, confissão frequente e oração conjugal? Faço dos feriados religiosos simples dias de lazer e passeio? Trato a oração conjugal e familiar como um detalhe quando sobra tempo?


Enxergo minha postura de pai/mãe e esposo/esposa como sinal da presença de Deus para meus filhos? Facilito para que eles enxerguem em mim o amor de Deus? Abuso da autoridade da paternidade ou maternidade ou dela fujo?


Procuro zelar para ver sempre o melhor em meu cônjuge, amando também seu corpo como meu corpo? Abro frestas ou alimento possibilidades para que a tentação coloque em risco nosso amor? Tenho me esforçado sempre para que meu amor não seja apenas abstrato, mas também percebido por meu cônjuge?


Tenho roubado o tempo, os recursos psicológicos ou possibilidades do meu cônjuge ignorando suas necessidades? Coloco meus caprichos acima das necessidades do meu cônjuge? Fujo das minhas responsabilidades deixando que o lado do meu cônjuge seja mais pesado que o meu? Tenho prioridades que contrastam com a vida a dois?


Posso dizer que nosso diálogo é franco, direto e respeitoso? Evito a verdade para não me desgastar? Procuro garantir que o outro se expresse com liberdade, compreendendo que nem sempre sabemos expressar muito bem e estando disposto(a) a perdoar o que o outro tem a me dizer?


Tenho sabido valorizar meu cônjuge ou alimento em mim pensamentos de desprezo pelo meu casamento, fazendo comparações com outras pessoas ou mesmo alimentando desejos em relação a outras pessoas? Entendo que o amor ao próximo me coloca em maior cuidado em amar ao meu cônjuge que é sempre o mais próximo de mim?


Tenho cobiçado os resultados de outras pessoas sem procurar conhecer suas lutas e a quais sacrifícios se submeteram para alcançarem o que hoje dispõem? Tenho alimentado em mim a inveja, que me faz enxergar mal os dons que Deus me concedeu sem valorizá-los e por eles ser grato(a)?


Convite especial: formação espiritual para casais


Bem-vindos ao blog!

Se é sua primeira vez aqui, deixa eu me apresentar, por favor! Sou Padre Cleiton, sou pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo em Mogi das Cruzes/SP, professor de teologia moral entre outras atividades. Sou formado em filosofia e teologia, sou doutor em teologia moral pela Academia Afonsiana/Roma e especialista em marketing e mídias digitais pela FGV. E também tenho a alegria de compor o time de colunistas de Família Cristã - o maior portal da família!

Clique aqui para ter acesso aos meus livros, cursos, redes sociais e canal no YouTube.




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page