top of page

SE ATÉ O CRIME É ORGANIZADO, POR QUE NÃO ORGANIZAR O AMOR?!

Atualizado: 22 de set. de 2021

A crise no matrimônio pode não significar falta de amor. Muitas crises são momentos de desorganização, com ou sem nossa responsabilidade.


Aprendendo com os apertos financeiros

É como crise financeira: pode não ser falta de dinheiro, mas dificuldade de administrar os ganhos e os gastos. Quem não passou por isso, não é mesmo?


E tem períodos que vivemos apertos financeiros não por falta de responsabilidade: não gastamos mais que ganhamos, mas apareceram problemas que fugiram do nosso controle.


No casamento acontece a mesma coisa. E nessas horas, o que devemos fazer?

Foi pensando nessas situações de crises conjugais que preparei para vocês o livro OS LAÇOS ENTRE NÓS - DICAS PARA SUPERAR AS CRISES NO MATRIMÔNIO. Em algum momento, uma crise conjugal pode aparecer, mas vocês dois podem estar mais preparados para enfrentá-la e foi com esse propósito que escrevi este livro: ajudar vocês dois a compreenderem melhor o que se passa e tomarem as melhores decisões.


OS LAÇOS ENTRE NÓS é um livro que:

  • discute as muitas influências que cada um traz da sua família para dentro do casamento como também influências exteriores,

  • avalia e ajuda a compreender as muitas mudanças que acontecem entre marido e mulher que podem resultar em desgastes desnecessários,

  • analisa várias situações que estão atrás das brigas corriqueiras e habituais que tiram o encanto da vida matrimonial e

  • propõe remédios para superá-las e, finalmente,

  • reflete sobre a ferida do adultério e de outras infidelidades que podem acontecer na história de um casal.

O livro é escrito em linguagem direta, simples, prática e ocasionalmente com certo humor para colocar leveza em temas que podem ser bastante espinhosos.


A minha experiência aconselhando casais há mais de 15 anos como sacerdote me permitiu perceber que muitas crises conjugais acontecem por falta de clareza nas ideias e nos sentimentos. Se isso acontece, tudo fica enroscado e o casal corre o risco de tomar decisões desastrosas... O livro vai ajudar vocês a colocarem um pouco de luz nessas situações.


Conheça os principais assuntos do livro


O que herdamos de nossos pais?

Nesse capítulo você vai poder refletir o papel, a influência e o peso que nossas vivências familiares nos fazem levar para todos os nossos relacionamentos e como é possível responder positivamente a tudo isso.


Você acha que seu cônjuge mudou demais?

Um capítulo para ajudar vocês dois compreenderem melhor as mudanças que cada um experimente do outro ao longo da convivência. E muitas mudanças são necessárias porque em cada contexto deve-se dar sua melhor resposta.


Por que brigamos tanto?

Esse é o capítulo mais divertido do livro, sim, há um pouco de humor para tornar os temas mais leve. Aqui você vai perceber como algumas brigas não passam de vícios, maus costumes que podem ser reorganizados, redirecionados: há remédios para esses vícios e você vai poder conhecer esses remédios.


Quem nos influencia?

Esse capítulo ajuda vocês a ficarem espertos com influências exteriores que frequentemente minam e enfraquecem a união do casal. Há muitas pessoas que com má ou boa intenção acabam atrapalhando a convivência de um casal.


Existe vida após o adultério?

Aqui temos um tema dolorido, triste e extremamente delicado e procuro abordar com uma linguagem bastante simples fugindo das abstrações teóricas sobre como perdoar. Aqui também pensamos em várias formas de infidelidades que podem aparecer na vida de um casal.


Se me divorciar, que pretendo fazer?

Esse é um capítulo bastante curioso, nele vocês vão perceber que muitas crises conjugais são também possibilidade para renovarem juntos a própria união. Muitas vezes não se trata de ter que iniciar um novo relacionamento, mas viver o próprio relacionamento de maneira renovada.


No final do livro, há uma oração matinal do casal para incentivar vocês a iniciarem o dia com uma oração. Acesse a página do livro clicando aqui.



Padre Cleiton Silva é doutor em teologia moral pela Academia Afonsiana de Roma, é professor de teologia na Faculdade Paulo VI, pároco e assessor de trabalhos de acompanhamento de casais (Encontro de Casais com Cristo e Equipe de Nossa Senhora). Siga-o em suas redes sociais, especialmente em seu Instagram @padrecleitonsilva para acompanhar suas atividades pastorais.







151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page