Deus castiga? Vamos conversar sobre isso

É muito comum os mais jovens levantarem a seguinte questão:

“Se Deus nos fez livres, por que a Bíblia fala que Deus castiga (ou castigará) porque não fazemos o que Ele quer?”


Bíblia: testemunho da bondade de Deus

A Bíblia é proclamação constante da bondade, do amor e da misericórdia de Deus. Nosso Senhor, mais ainda, faz da chegada e portas abertas do Reino do seu Pai seu principal assunto, convidando a todos a experimentar o amor de seu Pai que preparou para todos um grande banquete.

Entretanto, aparecem na Bíblia relatos de castigos, geralmente por causa da dureza de coração das pessoas. Assim, muitas situações ruins como uma catástrofe, a maldade dos inimigos, a derrota, o sofrimento em geral e mesmo a morte aparecem como castigos. Mas o castigo tem uma ambiguidade. Pode ser um anúncio da derrota definitiva do mal ou um convite a modificar a conduta, a converter-se e voltar-se para Deus, única salvação do homem.


O mal e seus males

Vários pensadores cristãos sempre alertaram que o mal é sempre uma desordem e o que chamamos de castigo é sua consequência. Agostinho, por exemplo, indicava que o apego que o pecador tem por suas paixões não somente o leva a uma desordem como lhe cega em relação à sua capacidade de ver e desejar o bem. Assim, não é o castigo que pode definitivamente separar o homem de Deus, mas o pecado e o apego ao pecado!

No Evangelho de Lucas (13,1-9), neste 3º domingo da quaresma, Jesus faz a pergunta dos apóstolos se tornar uma interpelação: “Se vocês não se converterem, perecerão do mesmo momo!” Se insistirmos no mal, o mal nos alcançará. Se buscamos o Bem, Ele nos salvará.

O sofrimento dos sofrimentos, o castigo maior entre os castigos foi a própria cruz e ela também tinha o seu lado de ambiguidade. Para o mal, a morte e todos os que os cultuam a cruz é o castigo definitivo, é o triunfo de Deus. Para aqueles que buscam a Deus a cruz se torna único caminho de salvação.

Que os males experimentados em nosso dia a dia, se os provocamos ou não, sejam para nós lembrança que Deus nos chama a uma vida mais plena, mais santa e feliz.


Bem-vindos ao blog!

Se é sua primeira vez aqui, deixa eu me apresentar, por favor! Sou Padre Cleiton Silva e promovo a Pastoral do Empreendedor. Sim! Há uma pastoral que acompanha você querido/a empreendedor/a. Há um caminho espiritual para que seu trabalho seja também seu modo de louvar a Deus e buscar a santidade.

Sou pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo em Mogi das Cruzes/SP, professor de teologia moral entre outras atividades. Sou formado em filosofia e teologia, sou doutor em teologia moral pela Academia Afonsiana/Roma e especialista em marketing e mídias digitais pela FGV.

Sou autor de vários livros e um deles pode interessar bastante a você: EMPREENDA COM FÉ – CHAVE ESPIRITUAL PARA EMPREENDEDORES. Ele está publicado em forma física/impressa ou digital. Se desejar saber mais sobre o livro, veja estes links.

Link para visitar a página do livro físico/impresso: clique aqui.

Link para visitar a página do livro digital: clique aqui.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo