top of page

Administre melhor o seu tempo

Quando se trata de administrar o saldo da conta é muito fácil perceber se chegamos ao saldo zero, no saldo negativo ou se já estamos usando e abusando o limite do nosso “cheque especial.” Mas como anda o saldo do seu tempo para você realizar os seus objetivos de vida? O quanto do seu tempo você tem investido para viver a vida que você deseja?

Não existe boa gestão do tempo sem proatividade. Proatividade é uma palavra na moda para descrever a sua responsabilidade sobre os fatores que interferem na sua vida. Em vez de lamentar-se pelo que acontece, o proativo se preocupa em ampliar seu poder de influência, conhecendo e cuidando dos fatores que podem favorecê-lo para alcançar seus objetivos.

Nesse sentido, saber gerenciar o próprio tempo é essencial. Gestão do tempo não é fazer lista de tarefas e jogá-las numa agenda. Não se trata disso ou somente disso, mas de avaliar o saldo do seu tempo e investir naquilo que lhe é mais caro, mais importante na conquista dos seus sonhos.

Sem querer simplificar a matriz do tempo apresentada por Covey em seu clássico “Os 7 hábitos das pessoal altamente eficazes”, sugiro que você observe os quadrados e comece a filtrar todas as tarefas, solicitações e atividades do seu dia a dia, verificando o quanto elas estão alinhadas aos seus objetivos.

Uma imagem com quatro quadrados, cada um numerado de 1 a 4. Os quadrados de cima, o 1 e o 2; os quadrados debaixo, 0 3 e o 4.
Matriz do tempo

Quadrado 2: representa seus objetivos, seus sonhos, seus valores e tudo o que você idealiza para sua vida. Quanto do seu tempo você gasta para ter a vida que você deseja ter? O tempo do seu trabalho, os seus estudos, o cuidado com sua saúde etc tudo isso precisa estar focado nos seus objetivos;

Quadrado 4: representa o desperdício porque não é descanso, não é planejamento, não é cuidado com o outro nem nada. É apenas tempo desperdiçado: não trouxe nenhuma utilidade ou revigoramento.

Quadrados 1 e 3: são as suas urgências (1) ou as urgências dos outros (3). Aqui você precisa ponderar: quantas coisas se tornam urgentes porque você não deu a importância certa para fazê-las com tranquilidade? Evite a negligência. E saiba também considerar quanto do seu tempo você pode dedicar para ajudar os outros.

Bem-vindos ao blog!


Se é sua primeira vez aqui, deixa eu me apresentar, por favor! Sou Padre Cleiton Silva e promovo a Pastoral do Empreendedor. Sim! Há uma pastoral que acompanha você querido/a empreendedor/a. Há um caminho espiritual para que seu trabalho seja também seu modo de louvar a Deus e buscar a santidade.


Sou pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo em Mogi das Cruzes/SP, professor de teologia moral entre outras atividades. Sou formado em filosofia e teologia, sou doutor em teologia moral pela Academia Afonsiana/Roma e especialista em marketing e mídias digitais pela FGV.


Sou autor de vários livros e um deles pode interessar bastante a você: EMPREENDA COM FÉ – CHAVE ESPIRITUAL PARA EMPREENDEDORES. Ele está publicado em forma física/impressa ou digital. Se desejar saber mais sobre o livro, veja estes links.


Link para visitar a página do livro físico/impresso: clique aqui.


Link para visitar a página do livro digital: clique aqui.



102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page