Como realizar seu projeto em vez de ficar sonhando com ele


Quantos projetos interessantes e promissores que, infelizmente, mofam ou morrem nas gavetas. Provavelmente você tem um desses aí na sua cabeça ou já rabiscou algumas ideias no papel, mas ainda não colocou as mãos na massa.


Vai deixar mesmo seu projeto guardado?

Que tal 2021 ser o ano da realização de projetos?


Metodologias ágeis e lerdas, leves e pesadas

Quando se trata de dar vida a algum projeto as pessoas ficam muito apreensivas e não sabem por onde começar. Mas para a sua alegria, existem umas coisas chamadas metodologias ágeis. Sim, isso mesmo que você leu. Há também metodologias lerdas, pesadas e que com elas as pessoas não conseguem mesmo fazer nada!


Mas hoje estou conversando com você sobre SCRUM, que é uma metodologia ágil. Seguindo algumas ideias básicas, você consegue tirar seu projeto do papel em pouco tempo. Você duvida?


Se você realmente se interessar em tirar seu projeto do papel, recomendo que você leia o livro TIRE SEU PROJETO DO PAPEL COM SCRUM – ATITUDES E PRÁTICAS PARA REALIZAR SEUS PROJETOS NO TRABALHO E NA VIDA PESSOAL. O autor Alexandre Magno é um grande especialista nesta metodologia, e o prefácio desse livro foi escrito pela incrível Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza. Eles têm muito a ensinar sobre como realizar projetos.


Três dicas fundamentais para seu projeto sair do papel

O livro traz detalhes e dicas super práticas de como se organizar para iniciar e completar seu projeto, mas compartilho com você três ideias valiosas que certamente vão incentivar a leitura completa do livro.


Vença a paralisia analítica. O que é isso? É aquela situação em que a pessoa analisa, pensa, calcula, mas cada vez mais fica indecisa e sem coragem para começar nada. No final das contas, nós precisamos de menos informações do que costumamos imaginar. Muitos se perdem pensando demais. O que é importante fazer? Identificar aquele mínimo elemento que corresponde à concretização da sua ideia. Qual é o seu projeto? Qual é o seu sonho? O que minimamente já faz você estar perto de realizá-lo? Identifique isso e dê seus primeiros passos.