top of page

COMO LER A BÍBLIA? 3 PASSOS ESSENCIAIS

Atualizado: 13 de jul. de 2020

Capa do curso COMO LER A BÍBLIA

Sinopse do artigo: 3 passos essenciais para ler a Bíblia

  • · Reconhecer que a Bíblia foi escrita para você

  • · Com humildade, escolher apenas um livro para ler sem pressa. Entenda porque isso é importante.

  • · Meditar que consiste em observar detalhes do texto bíblico. Veja como fazer isso.

É difícil mesmo ler a Bíblia?

É muito comum as pessoas dizerem: Padre, gostaria muito de ler a Bíblia, mas não sei como. São tantas partes. Sinto-me perdido. Começo, me perco e desisto... De fato, é muito chato saber que existe um tesouro para você, mas você não consegue abrir esse tesouro, não é mesmo?


Mas eu tenho uma boa notícia que vai ajudar você desde hoje a ler a Bíblia saboreando cada palavra, cada versículo, cada passagem. Para isso você precisa seguir três passos essenciais. Está disposto a continuar? Caso sim, diga em voz alta: Eu quero ler a Bíblia e entender! Se houver pessoas perto de você, você pode murmurar somente para não se assustarem. Mas diga de modo que você se escute. Vamos lá: Eu quero ler a Bíblia e entender!


A Bíblia é para mim! Quero ler a Bíblia! Quero começar hoje!

Se você fez isso, já deu o primeiro passo! O primeiro passo é saber que a Bíblia foi escrita para você. Pensar que um livro que já atravessa séculos e hoje está nas suas mãos foi escrito para você. Por isso, você sempre perceberá que não importa o que leia na Bíblia sempre há uma mensagem para você.


Se quiser, conheça minha proposta de um CURSO BÍBLICO em 10 aulas online. Começa 17 de agosto. Será às segundas-feiras, das 20:30-21:30.


Um livro por vez, um trecho por vez, se preciso: um versículo por vez!

O segundo passo é ter uma atitude humilde diante da Bíblia. Entenda que a Bíblia é revelação de Deus. Você nunca é o sabidão da Bíblia porque não é o sabidão de Deus. Não tenha a pretensão de bater no peito dizendo: Eu li a Bíblia inteirinha! Porque você apenas passou pelos textos, compreender, meditar, acreditar e converter-se são trabalhos para uma vida inteira.


Assim, hoje escolha um livro da Bíblia que você pretende ler. Se você tem dúvidas eu já dou uma sugestão: o livro da Sabedoria. Novamente aquele exercício importante de dizer em voz alta: Hoje começo a ler o livro... E diga o nome do livro que você decidiu.


Você quer ler a Bíblia e já escolheu hoje começar a ler um livro. Meu caro, seus passos foram imensos...


Meditar é como mastigar: repetir e saborear

Agora, conforme você lê cada passagem você vai mastigar (repetir as palavras) e saborear (identificar) as palavras. Pensa quando você dá uma garfada numa macarronada. Você mastiga porque se engolir de uma vez come rápido, não mata a fome e ainda pode se engasgar. Com a Bíblia é igual.


Leia pouco, mas se repetir bastante as frases que leu vai fazer um efeito imenso. Conforme você repete as palavras, é como sentir o sabor da macarronada: você sente a textura da massa, se muito cozida ou ao dente, se a carne moída está com tempero realçado, se o cheiro é muito forte, se você usou manjericão ou outro tempero. A repetição permite você saborear. Nada de ler correndo os olhos.


Algumas dicas ao meditar

Quais “sabores” você pode procurar ao meditar a Bíblia? Pense nas pessoas envolvidas, coloque-se no lugar delas, repita as frases delas como elas disseram. Imagine os lugares, a posição em que as pessoas estavam. Observe os verbos que indicam ação, os verbos que indicam sentimentos... Faça da leitura um grande exercício de imaginação: ela foi escrita para você e você não deveria perder nenhum detalhe.


O que achou desse texto? Trouxe para você algum ensinamento útil? Ajudou você entender que se pode ler a Bíblia com simplicidade? Por favor, deixe comentários, sugestões. Tudo isso é muito importante para a elaboração de textos melhores.



221 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page