top of page

A QUARESMA E A ESPIRITUALIDADE DO EMPREENDEDOR

A oração de são Pio X a são José, que tanto meditamos e conhecemos neste site, deixa para nós empreendedores uma indicação bastante valiosa sobre como o empreendedor vive seu chamado à conversão. Iniciamos hoje o tempo da quaresma, tempo favorável para nos convertermos e crescer em santidade e imagino que você se pergunte como viver a quaresma dentro do seu contexto de trabalho, de empreendedor.


Conversão, reconciliação, vida em ordem

Converter-se é reconciliar-se. Reconciliação não é apenas fazer as pazes com pessoas, mas é colocar as coisas em ordem na vida, nos sentimentos e principalmente no próprio coração. A pessoa convertida ou reconciliada é uma pessoa em que todas as suas dimensões estão em ordem, em harmonia.


São Pio X nos ensina a pedir a são José que nos obtenha a graça de ... trabalhar com ordem, paz, moderação e paciência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades. Aqui está um verdadeiro caminho quaresmal para o ano inteiro!


  • Trabalhar com ordem abraça tudo o que permite que nosso trabalho esteja bem direcionado: ordem interior e exterior, sentimentos em ordem, ambiente em ordem, equipe em ordem. Comprometer-se em colocar as coisas em ordem é uma enorme penitência e todos os dias rezamos pedindo justamente isso.


  • Paz, moderação e paciência são coisas que se complementam. Não há paz sem moderação, sem medidas justas e adequadas. A paciência é a ciência da paz que nos permite enxergar os ritmos, as condições e as oportunidades com que as coisas caminham. Não caminham em nosso ritmo nem do nosso modo e quando aprendemos isso nossa paz permanece.


Quer penitência mais exigente ao empreendedor: conseguir no meio das suas preocupações conservar a paz, agir com moderação e ter paciência?

  • Finalmente, exercitar a virtude da fortaleza diante das tentações internas (cansaço) e das tentações externas (dificuldades) ajuda o empreendedor a testemunhar que seu sonho e projeto resistem porque suas raízes não são o impulso nem a superficialidade.

Queridos irmãos e irmãs empreendedores, saibamos viver a quaresma dentro da nossa própria rotina, alimentando nossa caminhada de uma leitura mais atenta da Palavra de Deus, investindo mais tempo na oração pessoal e buscando viver com serenidade esses dias tão ricos e oportunos.


Oficina de oração para empreendedores 21/02 das 15 às 17h. Evento gratuito. Inscreva-se e garanta sua participação.


A vocês, seus familiares e equipes desejo que o tempo da quaresma traga abundantes frutos de vida nova, de vitória e ressurreição!



198 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Remédios para a desconfiança conjugal. Algumas sugestões.

Descubra o que fazer para recuperar a confiança no relacionamento. As redes sociais, os noticiários e mesmo a cultura em geral parecem surfar e ganhar notoriedade às custas do sofrimento que decorre d

Dízimo e o amor a Deus: as prioridades do coração

Quando o dízimo não cabe no bolso é porque o coração já está cheio de outras prioridades. É muito comum que as pessoas pensem no dízimo como um “compromisso com a Igreja” no sentido de ser um compleme

bottom of page