top of page

3 SEGREDOS SOBRE A FÉ – LIÇÕES DO EVANGELHO DE SÃO MARCOS

O caminho da fé ainda não foi asfaltado e quem oferece fórmulas mágicas para a fé certamente não o faz a partir do Evangelho. O Evangelho testemunha que tornar-se discípulo do Senhor é um processo longo, delicado e exigente que dura toda nossa vida.

O Evangelho insiste na dificuldade dos apóstolos de chegarem à fé e faz isso justamente porque é um texto inspirado por Deus e não pelas ilusões dos homens, porque é um texto para nos salvar e não para nos enganar, para nos mostrar um caminho e não para nos humilhar.


Imagem ou ícone de Cristo com o livro da Palavra, da sua Palavra, isto é, os Evangelhos
Ícone de Cristo

O caminho de fé dos discípulos foi difícil, mas eles o percorram e nós também podemos percorrer esse caminho. Mas precisamos conhecer três segredos, como aqueles segredos que nossa avó tinha para preparar a melhor comida do mundo. Muitos cozinham, mas como a nossa avó... não. Muitos têm fé, mas uma fé viva e vivificante nem sempre. É como cozinhar para sobreviver e cozinhar como nossa avó. A diferença é enorme, não é mesmo?

Quais são esses segredos para o fortalecimento da nossa fé?


Os segredos sobre a fé

1º segredo

Não tenha medo de perguntar ao Senhor. Ele quer iluminar você.

Os discípulos tinham medo de perguntar as coisas para Jesus (cf. Marcos 9,32). É óbvio que não tem sentido ter medo de perguntar a Jesus porque ele sempre fazia questão de ficar a sós com seus discípulos e explicar para eles seus ensinamentos (cf. Marcos 4,10-11).

Esse medo impedia que os discípulos conhecessem mais rápido a profundidade daquilo que Jesus fazia e ensinava. Coragem! Tem dúvida? Na oração peça que Ele o instrua.


Você costuma rezar e pedir a Deus que ilumine você nos seus momentos de angústia? É um cuidado seu com a fé procurar aprender mais, investir um pouco mais do seu tempo em conhecer sua fé ou se dedicar um pouco mais à leitura do Evangelho e ouvir o próprio Senhor?


2º segredo

A fé depende mais da nossa insistência, perseverança e paciência do que da nossa pressa ou desejo de ver tudo resolvido.

No Getsêmani, em meio à maior agonia de Jesus os discípulos adormecem. É como a gente: se rezamos e o coração não palpita, já achamos que Deus nem nos ouve. Claro que palpitação demais é melhor procurar o cardiologista... Mas Jesus os alerta: “Vigiai e orai para não cairdes em tentação: pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Cf. Marcos 14,38)


A fé tem suas provações e ninguém vai crescer na fé apenas por impulso, mas por sustentar sua caminhada na oração. A fé como a lanterna do carro nunca ilumina o caminho inteiro, somente aquele pedaço onde você precisa passar agora. Não se preocupe como será todo o caminho, mas hoje, deixe que a fé ilumine seus passos.


3º segredo

Deixar Deus ser Deus! Somos o tijolo e é o pedreiro que sabe onde, como e quando dispõe de cada tijolo na sua construção.

Muita fraqueza na fé é resultado de querermos dar as ordens a Deus. E quando Deus não faz do jeitinho que a gente pediu a gente não o reconhece. Pensa em Pedro negando Jesus: negava o que ele pensava sobre Deus. Não entendia como o salvador seria humilhado, como a vida seria torturada como o amor padecia pelo ódio.


As negações de Pedro (Cf. Marcos 14,66-72) mostram essa angústia da consciência: como nos acostumamos a dar ordens a Deus só podemos chorar amargamente quando Ele não nos atende como exigimos. O choro de Pedro, nessa passagem, é o momento em que nossa consciência não sabe o que fazer, sente no seu mais profundo o amor a Deus, mas está presa por seu modo de raciocinar.


Perguntar, perseverar na oração e deixar Deus ser Deus são os segredos para crescer na fé que o Evangelho de Marcos nos ensina.


Conhece alguém que precisa parar um pouco e refletir sobre isso? Assim como esse texto chegou até você, compartilhe com outras pessoas que certamente estão precisando conhecer esses segredos da fé.


Um curso online sobre o Evangelho de São Marcos para as famílias

Se você deseja conhecer outros segredos do Evangelho e se preparar para o ano de 2021, no final de novembro teremos a 2ª turma do curso EVANGELHO DE SÃO MARCOS - O CAMINHO DE FÉ DOS DISCÍPULOS DE JESUS.

23 e 30 de novembro, das 19:30 às 21:00

O encontro é pelo Zoom, com um link restrito no Facebook para que você possa transmitir na smartTV e acompanhar com toda a família

Temas das aulas:

23/11 Aula 1: O evangelho de são Marcos e os outros evangelhos

23/11 Aula 2: As parábolas do evangelho de Marcos

30/11 Aula 3: Jesus e seus adversários: uma lição sobre como enfrentar a inimizade

30/11 Aula 4: O caminho da fé dos discípulos e o nosso caminho de fé hoje

Certificado digital incluso

Inscrição: R$ 30 (por família)

Deseja se inscrever agora e garantir a participação sua e da sua família?

352 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page