top of page

SEM VONTADE DE REZAR? INCONSTANTE NA ORAÇÃO?

Atualizado: 4 de mar. de 2020


Nas horas em que nos sentimos perder as forças para rezar, devemos rezar com a mesma atitude de alguém que está enfermo e não se alimenta pelo apetite, mas pela necessidade de manter-se vivo.


Já aconteceu de alguém com muita vergonha dizer: “Padre, eu muitas vezes não tenho vontade de rezar. O que eu faço?” Graças a Deus a pessoa tem coragem de dizer o que se passa com ela, imagina o que seria do enfermo se escondesse do médico o seu mal-estar?!


As decepções e a oração

Pode ser um certo sentimento de decepção com Deus, parece uma expressão forte, porém muitas vezes vivemos uma certa decepção com Deus: queríamos tanto uma coisa, mas o que nos veio foi o contrário! O sentimento de não ser atendido na oração pode algumas vezes nos levar a esse distanciamento, não queremos falar com Ele... Cansado de tantas lutas e estas pareciam sem sentido, também o profeta Elias parece querer romper com Deus e até mesmo pede a morte: “Agora basta, Iahweh! Retira-me a vida, pois não sou melhor que meus pais.” (1Rs 19,4) A pergunta que fica é a seguinte: o que posso fazer nessas horas? Simplesmente desisto de rezar de uma vez por todas?

A própria passagem da angústia de Elias nos oferece uma indicação interessante. Narra-se que Elias depois de pedir a morte, deita-se e dorme debaixo de um junípero. A tristeza provoca isso em nós: queremos largar tudo, na verdade, largamos a nós mesmos... Mas o Anjo toca e lhe diz para levantar-se e comer. Elias come do pão e bebe da água, mas depois quer voltar a deitar-se. Porém o Anjo lhe diz: “Levanta-te e come, pois do contrário o caminho te será longo demais.” (IRs 19,7) Diz a narração que Elias come e bebe e sustentado com aquele alimento faz um caminho de 40 dias e termina na montanha de Deus, onde se encontrará com Ele.


Rezar com ou sem apetite: manter-se vivo na fé

Sabemos que o pão apresentado pelo Anjo é prefiguração da eucaristia, alimento por excelência a nos garantir força e firmeza para prosseguir nosso caminho que sempre é um chamado a encontrarmos o Senhor. Mas podemos ver também no pão a imagem simples do nosso dia-a-dia, da nossa cotidianidade. Nessas horas em que nos sentimos perder as forças para rezar, devemos rezar com a mesma atitude de alguém que está enfermo e não se alimenta pelo apetite, mas pela necessidade de manter-se vivo. Há ocasiões em que comemos com um grande apetite, uma deliciosa vontade de comer – às vezes com gula também... – mas há situações em que comemos porque sem comer a situação piora.

Assim devemos pensar também a nossa oração. Haverá momentos de muito sabor e alegria no rezar, quando agradecemos a Deus pela vida das pessoas que amamos, quando pedimos a Deus sua proteção em nossos projetos, mas haverá momentos em que nossa oração será feita sem apetite, mas sabendo que sem rezar podemos cair ainda no desespero.


A oração é como o ar: não pode faltar

Assim como Jesus dizia: “Pedi e recebereis” (Mt 7,7) podemos também rezar pedindo a Deus o dom da perseverança na oração. Aprender a rezar como alguém que aprendeu a respirar e sabe que se lhe faltar o ar, a vida não se mantém. Se faltar oração, menos ainda nossa vida pode se manter.

Que tal rezarmos assim: “Senhor Jesus, sei que o Senhor me vê, escuta e está comigo. Hoje meu coração está apertado e nem mesmo gostaria de estar rezando. Tenho duvidado da oração, Senhor! Parece que não sou atendido. Olha minhas intenções, olha minhas aflições e me ensina a fazer a sua vontade. Mostra-me, Jesus, o que devo pedir, como devo rezar e, principalmente, a reconhecer sua Presença junto de mim. Um dia o Senhor também, cheio de aflição e dor, rezou assim: «Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?» (Cf. Mc 15,34; Sl 22/21), era quando sentia as mais fortes dores do pecado da humanidade. Hoje sou eu, Senhor, que me sinto um pouco desorientado, abandonado, mas junto com o Senhor quero também professar minha fé no seu amor que me acompanha sempre e com o Senhor poder dizer: «Anunciarei teu nome aos meus irmãos, louvar-te-ei no meio da assembleia» (Sl 22,21)”

Conselho? Ler, meditar, rezar o Salmo 22/21.


Gostaria de ler mais sobre estes assuntos? Tem interesse em temas de crescimento espiritual? LEIA MAIS EM OUTROS CONSELHOS QUE (NÃO) ME PEDIRAM

206 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Remédios para a desconfiança conjugal. Algumas sugestões.

Descubra o que fazer para recuperar a confiança no relacionamento. As redes sociais, os noticiários e mesmo a cultura em geral parecem surfar e ganhar notoriedade às custas do sofrimento que decorre d

Dízimo e o amor a Deus: as prioridades do coração

Quando o dízimo não cabe no bolso é porque o coração já está cheio de outras prioridades. É muito comum que as pessoas pensem no dízimo como um “compromisso com a Igreja” no sentido de ser um compleme

bottom of page