top of page

Os pais: testemunhas da fé e catequistas da vida

Os pais são testemunhas da fé e catequistas da vida inteira. Talvez muitos de nós nos recordemos com alegria o quanto da fé dos nossos pais ficou em nós, mesmo que através de um processo lento de amadurecimento para recordar e valorizar tudo que eles nos ensinaram.


Como seus pais incentivaram você na fé? As minhas recordações...

Quando olhamos para trás, sentimos uma profunda gratidão pela paciência que tiveram conosco e o incentivo que nos ofereceram. Quais são suas principais lembranças dos seus pais quando o assunto é a fé?

Duas coisas marcam muito a minha memória. A principal é quando nos sentávamos quase diante da imagem de nossa Senhora de Fátima, um altar lateral da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Poá/SP. Daquele banco com eles aprendi muito a colocar nas mãos de nossa Senhora minhas preocupações e vitórias.

Outra coisa que lembro era a pipoca no final da missa, mas isso era quando eu ainda muito criança e por causa da minha bagunça meu pai saia da missa comigo e me comprava pipoca. Claro que para mim naquela época era uma vantagem: para mim a missa terminava mais rápido e ainda ganhava um agrado...

Além dessas memórias mais afetivas da minha iniciação à fé, não posso esquecer tantos outros ensinamentos dos meus pais sobre mandamentos: os cuidados na semana santa para guardar os dias santos, o zelo de cada um deles com seus pais e sogros, inclusive com ajuda material quando necessário e possível. E tantas outras ocasiões que via neles a lembrança do respeito aos mandamentos.

Ainda hoje, já nos seus mais de setenta anos bem vividos vejo neles a perseverança na fé diante das tantas adversidades da vida e o convite constante à oração. Permanecem como autênticos catequistas para toda minha vida.

 

... A família é chamada a ser lugar de iniciação, onde se aprende a rezar e a viver os valores da fé. Aos pais cristãos cabe a primeira responsabilidade pela formação de seus filhos no seguimento de Jesus Cristo... (Documento 107, CNBB)

 

Os pais de hoje e os novos desafios

Os pais de hoje, penso naqueles pais que precisam se dividir muito entre trabalho e cuidado da família e a quem até o tempo de participar da Igreja é mais raro sentem muita dificuldade de conseguir acompanhar seus filhos na fé. Por isso, precisam abraçar todas as oportunidades de aprofundarem mais ainda seu conhecimento sobre a doutrina e as formas de transmitir à fé às novas gerações que chegam parecendo ter nascido sabendo, mas ao mesmo tempo tão carente da presença e do colo dos pais.

Vocês conhecem minha constante presença nas redes sociais tentando explicar a fé de modo simples, por isso, também criei um curso de catequista para pais, mães e padrinhos/madrinhas interessados em se preparar melhor para essa missão.


Um apoio para os catequistas, pais e padrinhos

O curso tem o nome de formação básica porque a gente se concentra no essencial para iniciar a missão de catequista, mas todos os meses temos um encontro on-line para aprofundamento e partilha de temas. Na verdade, mais do que um curso é uma assinatura anual de um acompanhamento para quem deseja não apenas estudar sua fé e a metodologia da evangelização, e ao mesmo tempo, aprofundar a fé que professa.

Se você deseja conhecer esse curso, é só clicar aqui. Lembre-se também de compartilhar com outros que possam ter o mesmo interesse.


A estrutura atual do curso consiste em formação básica e aprofundamento doutrinal. O aprofundamento acontece por lives e vídeos extras. E ainda ao longo do ano o conteúdo é atualizado e ampliado. Veja:


Formação básica:

  • A missão de ser catequista

  • Os desafios de ser catequista hoje

  • Formação permanente do catequista

  • Metodologia catequética

  • Como planejar o encontro de catequese?

 

Aprofundamento doutrinal:

A) Live mensal com temas variados, plantão dúvida e respostas

B) Vídeos complementares sobre:

  • Acompanhamento pastoral dos pais

  • Evangelizar as novas gerações

  • A missa parte por parte

  • (Outros assuntos ainda serão incluídos)

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page