O EMPREENDEDOR E O APERFEIÇOAMENTO DA INTELIGÊNCIA


A imagem destaca uma cabeça em forma de estante com vários livros, indicando o conjunto de informações que desejamos conservar conosco. Diante dos olhos dessa cabeça, aparecem as imagens do selecionar ou ter foco, a peneira sobre a verificação das informações e o bloco de anotações com a caneta sobre o registrar.
O empreendedor e o aperfeiçoamento da inteligência

Se você teve coragem de clicar num título desses, certamente tem interesse em não apenas apertar botões para realizar uma tarefa, mas gosta de compreender melhor o mundo ao seu redor.


E se você é empreendedor, sabe que percepção, intuição e tomada de decisões dependem muito do aperfeiçoamento da nossa inteligência. E como podemos aperfeiçoar nossa inteligência: cuidando das informações que recebemos, filtrando os textos e mensagens, registrando as ideias que valem a pena conservar.


Você já parou para pensar quantas mensagens, informações e conteúdo você recebe diariamente? O tempo todo somos expostos a um número quase infinito de informações. E elas servem para quê? Muitas se tornam lixo porque ignoramos ou esquecemos, outras ficam distorcidas porque já as recebemos encaixando-as em nossos esquemas mentais e poucas realmente fazem efeito em nós, enriquecendo nosso modo de ver o mundo e pensar.

O que fazer com tantas informações?

A importância do foco: seja seletivo!

A coisa mais importante é você ter clareza sobre o tipo de informação você realmente precisa. Por exemplo, nesta fase da sua vida, o que você deseja melhorar? Qual habilidade deseja fortalecer? Que tipo de curiosidades, dúvidas ou conflitos você pretende enfrentar? Em relação ao seu projeto de trabalho, ao mercado que você atua ou o cenário de negócios, quais suas necessidades de entender mais?


Se você tiver isso claro, já dará um grande passo: há informações que não te interessam! Lembre-se disso sempre e não vai correr o risco de correr daqui para lá à toa.

Foca naquilo que interessa a você. Isso significa ser seletivo: concentrar-se nos seus problemas, naquilo que você precisa conhecer e deixar de lado os textos com títulos legais, mas que de cara não fazem parte das suas necessidades. Coisa aleatória deixa para a folga, para as férias ou quando precisa de novos insights, mas sobre isso falaremos em breve...

A importância de apedrejar as informações: saiba peneirar!

Não é porque você leu na internet que a informação é verdadeira. Sabia disso? Não é porque você viu na revista ou leu no livro que está tudo ok. O crescimento na vida intelectual exige sair da ingenuidade. Isso não é arrogância, mas é uma atitude de proteção da própria inteligência.