top of page

JESUS SUBIU AO CÉU: REPORTAGEM OU CATEQUESE?

Celebramos neste próximo domingo a festa da ascensão do Senhor e somos chamados a meditar sobre este mistério da fé cristã. Conforme o evangelho de são Marcos “depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus.” (Mc 16,19).


Se observarmos como Marcos, Lucas 24,50-53 e mesmo At 1,6-11 colocam alguns detalhes diferentes, vamos perceber que eles querem mais do que descrever como foi a ascensão, ressaltar o que significa para nós a ascensão.


com Pe. Cleiton Silva


Estamos diante de uma catequese, não de uma reportagem...


Existe distância entre o homem e Deus? Quando Deus criou o ser humano, o criou à sua imagem e semelhança e o colocou num jardim dotado de tudo aquilo de que o homem necessitaria. Entenda-se o sentido disso: Deus criou o ser humano para viver em plena harmonia com Ele. Tamanha era a amizade – a comunhão – entre Deus e o homem que o próprio Deus caminhava no Jardim (Gn 3,8). Foi o pecado – o abuso que o homem fez da sua liberdade – que criou a distância entre o homem e Deus.


Essa distância se percebe na Bíblia quando se usa a palavra céu que vai significar o lugar onde Deus mora. Para falar do lugar onde o homem realiza a sua vida se usará a palavra terra. O céu é a morada de Deus, a terra é a morada dos homens.


Inúmeras passagens vão falar de Deus que envia sua palavra ou que os anjos descem à terra ou mesmo que Deus desce à montanha para se encontrar com o homem.


Ao homem é impossível, sozinho, ter acesso à morada de Deus.


Neste ponto, começamos a entender o coração da fé cristã ao proclamar que “o verbo se fez carne e habitou entre nós; e nós vimos a sua glória” (Jo 1,14). É Deus que desce, assume a natureza humana, para garantir ao homem um acesso definitivo à vida divina.


Assim, pela sua morte e ressurreição Cristo Jesus venceu o mal, o pecado e a morte e, por isso, o ser humano tem acesso a Deus. Na ascensão o homem em Cristo Jesus é glorificado e levado à dignidade mais sublime. Por isso, nossa primeira oração diz que “a ascensão do vosso filho já é nossa vitória.(...) Pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória.” (oração coleta).


A ascensão não é um distanciamento ou um abandono do Senhor em relação a nós, sua igreja, seu corpo, pelo contrário, é a nossa certeza de que unidos a Cristo pela fé e pela vida teremos a vitória sobre todos os males que nos afligem.


Eis porque na ascensão o Senhor reafirma a missão da Igreja: “ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.” (mc 16,15-16). Fortalecidos pela esperança assumimos a missão de estender a todas as pessoas a mensagem do evangelho, a própria vida de Jesus.

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dízimo e o amor a Deus: as prioridades do coração

Quando o dízimo não cabe no bolso é porque o coração já está cheio de outras prioridades. É muito comum que as pessoas pensem no dízimo como um “compromisso com a Igreja” no sentido de ser um compleme

bottom of page