top of page

FAKENEWS JÁ NOS TEMPOS BÍBLICOS



Adão e Eva e a primeira fakenews

Fakenews é uma palavra estrangeira, inglesa, que parece da última moda, mas é tão velha quanto o primeiro pecado... Sim, Adão e Eva caíram na fakenews da serpente (cf. Gn 3,5) ao provarem o fruto proibido.


Eles não se tornaram como deuses,

mas apenas perceberam que dependiam radicalmente do Deus que tinham desobedecido.

O salmista (Sl 12/11) já experimentava o risco que era viver entre os mentirosos e exclamava: Socorro, Iahweh! Não há mais homem fiel! Cada qual mente ao seu próximo, falando com lábios fluentes e duplo coração.


Isso mesmo: espalhar fakenews é contar mentira, e assim prejudica-se o próximo e torna a convivência impossível. O salmista faz um pedido desconcertante, mas prático: Corte Iahweh todos os lábios fluentes e a língua que profere grandezas, os que dizem: “A língua é nossa força: nossos lábios nos defendem, quem seria nosso mestre?”


Nos tempos bíblicos o instrumento da mentira eram somente os lábios, hoje temos o teclado, o celular, a internet e as redes sociais. Mas o que não podemos esquecer é que toda fakenews é atentado contra o oitavo mandamento; é pecado contra a verdade.

As várias formas de mentir

O Catecismo da Igreja Católica (CIC nº 2475-2487) apresenta todas as maquiagens da mentira com uma lista grande de ofensas à verdade:

  • falso testemunho,

  • perjúrio,

  • juízo temerário,

  • maledicência,

  • calúnia,

  • adulação,

  • fanfarronice

  • e ironia.

Assim, podemos concluir que nos dias de hoje sob o nome de fakenews estamos falando de muitas formas de mentira. Quem espalha fakenews faz-se parente da serpente, filho do diabo, o pai da mentira (cf. Jo 8,44).

E você, quais as maiores fakenews que você já viu por aí? Deixe comentários, envie esse texto para seus amigos e vamos construir uma sociedade mais verdadeira e solidária.

Participe da palestra:


PROBLEMINHA OU PROBLEMÃO?

GERENCIAR CONFLITOS PARA ENCONTRAR SOLUÇÕES

“O que você não pode medir, você não pode gerenciar.” Peter Drucker

Onde? No conforto da sua casa pela Plataforma Zoom!

Que dia? 16 de julho (quinta-feira) das 20-21:30

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page