ESPIRITUALIDADE PARA ENFRENTAR OS LEÕES DE CADA DIA


Capa do livro EMPREENDA COM FÉ - CHAVE ESPIRITUAL PARA EMPREENDEDORES. A capa é preta, com uma mão aberta sobre a qual repousa uma chave dourada, simbolizando ao mesmo tempo a entrega da chave da espiritualidade como o alcançar essa mesma chave.
Empreenda com fé - chave espiritual para empreendedores

Cada empreendedor tem sua cota de leões, hienas etc.

Se uma pessoa em geral precisa matar um leão por dia, o empreendedor além de matar seus leões deve ainda enfrentar as hienas e muitos outros animais da sua savana.


Se esse empreendedor é um pequeno empreendedor, contando com menos de meia dúzia de colaboradores diretos ou indiretos, sente-se certamente inseguro tendo que liderar uma pequena equipe no meio de um mundo de desafios, dificuldades e incertezas.


Mas tudo fica mais complicado ainda se esse empreendedor pode contar somente consigo mesmo ou no máximo com seu companheiro de vida, sua esposa ou esposo. Alguém que todos os dias precisa acordar e enfrentar sozinho sua savana com todos os perigos e adversidades carrega um peso muito grande.


A fé e as grandes batalhas

Quando olhamos a história, podemos identificar muita gente que enfrentou, domou e até mesmo aniquilou seus leões. Aos olhos de muitos estavam sozinhos, mas aos seus próprios olhos havia uma força que os sustentava.


Essa força é a certeza da sua missão, a solidez dos seus propósitos, mas principalmente a certeza de que Deus os amparava.


Há uma passagem da Bíblia que apresenta uma lista de homens de fé, empreendedores das coisas de Deus, e afirma que tudo o que os sustentava era sua fé. Para eles, “a fé é garantia antecipada do que se espera, a prova de realidades que não se veem. Foi por ela que os antigos deram o seu testemunho.” (Hb 11,1) E o texto discorre de Abel a Moisés, destacando Abraão o pai na fé, mencionando profetas e reis.