ESPIRITUALIDADE E GESTÃO DA VIDA: ARMAS PARA A VITÓRIA

Atualizado: Ago 3

Espiritualidade e gestão da vida fazem a diferença entre vencer e perder, entre cair e levantar-se. Mais do que isso, algumas derrotas e quedas são consequência de uma espiritualidade infantil ou de uma má gestão da própria vida.


Desespero e perplexidade: sensação de que não há futuro

Todas as vezes que encontramos uma pessoa em situação de desespero ou de perplexidade as razões são sempre as mesmas. Aliás, explico melhor.

Desespero acontece quando vemos que a conta da vida chegou e o valor está alto demais. Ou cometemos erros muito grandes, ou cometeram erros muito grandes contra nós. O desespero é sempre uma situação de pânico diante dos fatos que nos surpreendem.

A perplexidade é aquela situação de não saber o que fazer, parece que todas as saídas são igualmente insatisfatórias e não conseguimos decidir nada. Já passou por isso? Ou já passamos ou acompanhamos alguém bem de perto.

E o que nos leva ao desespero ou à perplexidade? O pouco desenvolvimento de duas coisas essenciais de nossa vida: a espiritualidade e a gestão (ou administração) de nossa vida. A espiritualidade e a gestão da vida são como duas pernas que se não forem desenvolvidas de maneira harmoniosa, nosso caminhar será claudicante, mancaremos e nos cansaremos mais rápido.


Espiritualidade e gestão da vida

A espiritualidade é enxergar quem somos e para onde vamos. E essas duas coisas são um mistério! Como enxergar um mistério?


A espiritualidade nos ilumina diante das obscuridades da vida: o Senhor me vê, me ama e em tudo que vivo Sua mão repousa sobre mim! Entendo pouco, posso pouco, mas o Senhor está ao meu lado.

Neste sentido, espiritualidade é muito mais do que rezar esta ou aquela oração, rezar deste ou daquele modo. A espiritualidade é estar em um horizonte de vida. Este horizonte é Deus, seu amor e sua força que nos envolvem. A espiritualidade é uma forma de otimismo profundamente realista.



Mas a segunda coisa importante que pouco desenvolvemos é a capacidade de gestão de nossa vida. Vivemos uma luta atrás da outra, mas aprendemos pouco a desenvolver estratégias. Aprendemos pouco com nossas batalhas.

Gestão é administração. É conhecer nossas fraquezas e forças, compreender nossos desafios e as oportunidades que aparecem. É colocar os pingos nos “is” e saber que a diferença entre força e fraqueza, ameaça ou oportunidade são muito sutis.

Administrar a própria vida é conhecer os recursos de que se dispõe, os recursos que se pode adquirir ou perder. Além disso, por vivermos em vários tipos de comunidade, devemos tomar consciência de que não precisamos ter todos os tipos de recursos, porque nos grupos a que pertencemos podemos emprestar e tomar emprestado os dons e talentos de nossos irmãos. A solidariedade é um grande fator de superação de nossos limites humanos: o que tenho serve ao outro e o que me falta posso contar com o outro.

Por que espiritualidade e gestão da vida são coisas tão fundamentais? Porque a primeira nos faz compreender que tantas coisas escapam do nosso controle e precisamos ter esperança. Na segunda, somos chamados a organizar nossa vida porque somos responsáveis, é nossa vida e felicidade que estão sempre em jogo.


Tudo deve ser sustentável

Um valor importante que tem se tornado mais evidente em nossa época é a sustentabilidade. Podemos concluir nos perguntando: minha espiritualidade é sustentável? O modo como rezo e vivo minha fé estão numa justa medida que não me levarão nem ao abandono da fé nem à mornidão? O modo como gerencio minha vida é sustentável? Espero colher o que não plantei, receber o que não ofereci, encontrar o que não espalhei?

Uma espiritualidade madura sempre é acompanhada de uma boa gestão da própria vida. E administrar bem a própria vida sempre nos leva a olhar para o Horizonte maior que supera todos nossos esquemas de organização.


E VOCÊ, COMO TEM CUIDADO DA SUA ESPIRITUALIDADE E DAS SUAS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO? Uma dessas tem sido negligenciada? O que você poderia fazer em relação a melhorar?

Eu tenho um convite para você: nesta próxima quinta-feira, 6 de agosto de 2020, no meu canal PADRE CLEITON SILVA/YouTube vou iniciar uma série de lives do CAAS EMPREENDEDOR. É um itinerário de COMPROMISSO DE AUTOAVALIAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA EMPREENDEDORES. Participe! Espiritualidade e gestão são as duas pernas para o nosso progresso.

No canal, o vídeo EMPREENDEDOR CATÓLICO EM TEMPO DE COVID-19 já recebeu mais de 2.000 visualizações. Você deveria dar uma olhada. Deixe comentários, críticas e sugestões. Abraço e até quinta-feira!

CVS LIVROS E CONHECIMENTO (CNPJ 37.107.917/0001-08)

R. Manoel Sanches Grilo, 191, Mogi das Cruzes (Prazos de entrega conforme divulgado em cada produto)