Envelhecimento também é oportunidade de negócios

Atualizado: 30 de Jul de 2020


Todo empreendedor deve ser um farejador de necessidades e demandas. Além de farejar e detectar, deve também elaborar estratégias para atender essas demandas. Se dispõe de informações sobre essas demandas, então poderá fazer a diferença no cenário em que atua.



Uma demanda crescente

A população idosa no Brasil, isto é, a população de pessoas com 65 anos ou mais tem crescido muito em nosso país, acompanhando a tendência mundial. Aumentando essa população, aumentam também demandas e oportunidades tanto para o empreendedorismo privado como social.


Os números desta população indicam por si só como surgem inúmeros desafios e oportunidades. Em todo o país, a população de idosos corresponde a 9,83%, ou seja: 20.754.541 para um total de 211.134.704 habitantes!


No estado de São Paulo, localização em que eu me encontro, a população de idosos corresponde a 10,82%, ou seja: 4.993.220 para um total de 46.148.066 (números do dia de hoje, 17 de fevereiro, por volta das 8:20 da manhã). Qual a população de idosos em seu estado? Vale a pena pesquisar os números: https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/


Identificar demandas, superar estereótipos

Acompanhar o crescimento da população idosa, detectar suas necessidades e demandas serão elementos essenciais para o contínuo desenvolvimento de nossa sociedade.


Algumas demandas dessa população são mais evidentes que outras; às vezes, também prevalecem o preconceito e o estereótipo, por exemplo, quando frequentemente os idosos são retratados como inativos e isolados, contrastando o número crescente de idosos em atividades esportivas e conectados com