EM 2020, RENOVE SUA FÉ: ESTUDE TEOLOGIA


Sempre passamos por momentos de crise. Crise na família, crise no trabalho, crise nos relacionamentos e, também, crise na fé. A crise é sempre momento dolorido, mas é momento de purificação, de avaliação de tudo o que temos vivido. A crise pode nos fortalecer ou abrir novos caminhos.

Hoje, quero compartilhar com você como estudar teologia nos ajuda a superar momentos de crise. Uma coisa está ligada à outra: fé e vida. Quanto mais nossa fé se esclarece, mais nossa vida tem rumo. Quanto mais nossa vida é autêntica, mais queremos compreender nossa fé, porque ela sustenta toda nossa vida.

Posso dizer que sou estudante de teologia, com carteirinha!, desde 2001. Claro que antes já tentava de muitas maneiras aperfeiçoar meu entendimento sobre a fé, lia muitos livros sobre a Bíblia, comentários sobre os evangelhos, o Catecismo e muitos outros textos.

Mas teologia não é algo que podemos aprender sozinhos do mesmo modo que podemos hoje ver um vídeo no Youtube e aprender a fazer pão de queijo, por exemplo. A teologia é uma caminhada com um mestre, na verdade com O Mestre Jesus.


Na teologia, o Senhor faz nosso coração arder

Semelhante aos discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35), muitas vezes nos sentimos tristes, perdidos e desiludidos na fé porque até colecionamos informações sobre Deus, mas está tudo ainda confuso e disperso.

Estudar teologia é o momento em que o Senhor se aproxima de nós e começa a dar a chave de entendimento para que todos os fatos da vida, especialmente os mais difíceis e dolorosos, sejam compreendidos à luz dos mistérios de Deus. Quando estudamos teologia de maneira organizada, sistemática e perseverante o Senhor “faz nosso coração arder” e nos tornamos capazes de reconhecer sua presença quando Ele parte o pão conosco, pão da eucaristia, pão da fé alimentada todos os dias.


Teologia é um itinerário sistemático, orgânico e perseverante

A teologia é um grande itinerário catequético porque nos leva a compreender de maneira aprofundada as razões da nossa fé. À luz dos ensinamentos de São João Paulo II sobre a catequese, devemos lembrar que a teologia também é um processo de educação na fé, é ensino da doutrina cristã de maneira orgânica e sistemática a fim de nos levar à maturidade da vida cristã (cf. Catechesi tradendae, nº 18).


Em 2020, estude teologia e renove sua fé

Nesse sentido, para o ano de 2020 faço a você uma proposta e um desafio: estude teologia! Não de maneira dispersa e fatiada, mas faça um curso de teologia. Permita que o Senhor faça seu coração arder à medida em que a Palavra de Deus iluminar todos os fatos da sua vida. 2020 será o ano da renovação da sua fé!

Nossa Faculdade Paulo VI, localizada bem no centro de Mogi das Cruzes, oferecerá um curso de teologia 2 vezes por semana: especialmente para você que é comprometido com sua fé, mas dispõe de pouco tempo.

Conheça o programa do Curso Prático de Teologia (2x por semana, das 19:30 às 22)


1º Semestre

Antigo Testamento (quarta-feira)

Sacramentos e Teologia Pastoral (quinta-feira)

2º Semestre

Novo Testamento (quarta-feira)

Escatologia e Liturgia (quinta-feira)


As inscrições já estão abertas e o curso começa em fevereiro. Atenção: as vagas são limitadas! Para mais informações, ligue na Faculdade Paulo VI 11-4790-5660.

Para aqueles que dispõe de mais tempo, há também o curso regular de teologia (5x por semana), cuja grade de disciplinas e programação você pode conhecer acessando o site de nossa Faculdade Paulo VI.

Deseja saber mais dos nossos cursos de Teologia e Filosofia? Acesse o site de nossa Faculdade Paulo VI.


Conheça meus livros digitais, especialmente CONFERÊNCIA DE APARECIDA: teologia da solidariedade para uma igreja em saída


14 visualizações0 comentário

CVS LIVROS E CONHECIMENTO (CNPJ 37.107.917/0001-08)

R. Manoel Sanches Grilo, 191, Mogi das Cruzes (Prazos de entrega conforme divulgado em cada produto)