5 LIÇÕES INCRÍVEIS DE JESUS RESSUSCITADO

O que Jesus ressuscitado nos ensina? O que podemos aprender durante o tempo da páscoa?

Há alguém perto de você desanimado com os problemas da vida? Ofereça a esta pessoa os ensinamentos de Jesus ressuscitado.

Vivemos intensamente a Semana Santa, meditamos e contemplamos os passos da Paixão do Senhor. Nela, podemos vislumbrar as consequências do amor e do egoísmo. Em Jesus vemos em grau máximo a manifestação do amor. Nos inimigos de Jesus ou nos seus discípulos acovardados, observamos até onde o egoísmo pode levar as pessoas.

Agora, no Tempo Pascal, somos convidados a treinar o nosso olhar da fé para experimentar a presença de Jesus ressuscitado entre nós. Ele sempre está entre nós, mas nem sempre o reconhecemos. O Tempo Pascal é como um grande treinamento para deixar nossa fé mais fortalecida, atenta e capaz de reconhecer que o Senhor Ressuscitado caminha sempre conosco.

O testemunho dos evangelhos

Três passagens do Evangelho nos oferecem lições essenciais sobre Jesus ressuscitado. Leia estes textos, fazendo sua oração e meditação e responda as questões indicadas para cada texto. Caso você não consiga ler agora, apenas reflita sobre as perguntas tentando lembrar essas passagens que são muito conhecidas. Em outro momento você poderá conferir suas reflexões.

Lucas 24, 13-35 – os discípulos de Emaús

  • Como estão os discípulos enquanto não reconhecem Jesus ressuscitado?

  • Qual a importância das Escrituras para enfrentar as contrariedades da vida?

  • O que significa o gesto de partir o pão para os discípulos?

Jo 20, 19-31 – o caso de Tomé

  • O que Jesus Ressuscitado oferece aos seus discípulos?

  • Por que Jesus ressuscitado não apareceu individualmente a Tomé?

Jo 21, 1-19 – A pesca milagrosa e o diálogo com Pedro

  • Jesus pede peixe, mas ele mesmo os prepara e oferece aos discípulos. O que isso significa?

  • Qual o sentido do diálogo entre Jesus e Pedro?

As lições de Jesus ressuscitado para o nosso dia a dia

  • Sem as Escrituras nosso olhar sobre a história, especialmente a história de sofrimento do povo, será sempre olhar de derrota, levando-nos ao medo, desânimo e abandono da missão;

  • Sem a Eucaristia não temos condições de reconhecer Jesus Ressuscitado entre nós. Afastar-se da Eucaristia é colocar em risco nossa vida de fé;

  • Jesus Ressuscitado não é um vingador, que deseja acertar as contas com seus inimigos, mas é o Redentor: oferece aos seus discípulos a paz e o Espírito Santo para proclamarem a reconciliação;

  • O que Jesus Ressuscitado nos pede é o que Ele mesmo já quer oferecer: se nos pede peixe é porque prepara para nós um grande banquete. Nossa pescaria significa nossa adesão ao seu projeto;

  • Ainda que tenhamos vacilado como Pedro, Ele nos confirma na vocação. Somente o amor de Jesus e por Jesus nos liberta do medo e da covardia.

As lições do Ressuscitado em nosso dia a dia

Qual a importância dessas lições do Ressuscitado para a nossa vida? O que elas podem nos oferecer?

A oração é fonte de força, sabedoria e luz, mas há momentos em que rezar é difícil, ficamos inconstantes. O que podemos fazer quando isso nos acontece? Você pode ler mais sobre isso, clicando neste link.

CVS LIVROS E CONHECIMENTO (CNPJ 37.107.917/0001-08)

R. Manoel Sanches Grilo, 191, Mogi das Cruzes (Prazos de entrega conforme divulgado em cada produto)